Últimas Notícias

Era Uma Vez.... Os Jogos da V Olimpíada.

Estocolmo 1912





Período - 05/05 a 22/07/1912

Nações - 28

Atletas - 2490

Esportes - 14
Eventos -102









Realizadas em Estocolmo, na Suécia, as Olimpíadas de 1912 foram um modelo de eficiência e definiram o padrão de organização para as décadas seguintes. Os suecos introduziram o uso do sistema de marcações de tempo não oficiais para as provas de pista do atletismo e de um sistema de comunicação para o público.

Depois da campanha do Barão de Coubertin, o Pentatlo Moderno foi adicionado ao programa Olímpico. Eventos femininos na Natação e nos Saltos Ornamentais também foram acrescentados. 

A Suécia não permitiu as competições de Boxe no seu território. Após os Jogos, o COI decidiu limitar o poder dos países sede de decidir o programa Olímpico. O Brasil não enviou delegação.


Cerimônia de Abertura dos Jogos de Estocolmo
              
- FATOS

- A prova de Ciclismo de Estrada de Estocolmo 1912 foi a mais longa da história das Olimpíadas. A  distância foi de 320 km e teve como vencedor o sul-africano Okey Lewis, com o tempo de 10h e 42 minutos.

- Dois duelos na Luta Greco Romana foram épicos. Na Categoria Meio-Peso Pesado a final entre Andres Ahlgren (SWE) e Ivar Böhling (FIN) foi declarada empatada depois dos dois lutadores ficarem nove horas agarrados. A semifinal no Meio-Pesado entre Martin Klein (EST) e Alfred Asaikainen (FIN) durou ainda mais. Apenas onze horas depois do começo da luta o estoniano venceu o seu oponente, mas estava tão cansado que não conseguiu lutar a final.

- Na disputa pelo terceiro lugar do torneio de Futebol, Gottfried Fuchs (GER) marcou dez gols contra a Rússia, igualando o feito de Sophus Nielsen (DEN) em Londres 1908.

- Otto Herschmann (AUT) conquistou a medalha de prata na Esgrima por Equipes no Sabre. Mas o feito dele é que alem de atleta, era presidente do Comitê Olímpico Austríaco, sendo o único atleta/presidente a conseguir tal feito. Ele morreu em um campo de concentração nazista, em 14 de Junho de 1942.


QUADRO DE MEDALHAS

País Ouro Prata Bronze
USA 25 18 20
SWE 23 24 17
GBR
10 15 16
FIN
9 8 9
FRA
7 4 3
GER
5 13 7
RSA
4 2 0
NOR
3 2 5
HUN
3 2 3
CAN
3 2 2
                                                             

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar