Era Uma Vez....Os Jogos da IV Olimpíada

Londres 1908

Período - 27/04 a 31/10/1908
Nações - 22
Atletas - 2023
Esportes - 22
Eventos -109












Roma ganhou os direitos de sediar os Jogos Olímpicos de 1908. Mas quando o Vesúvio entrou em erupção no ano de 1906, o governo italiano decidiu que seus limitados recursos financeiros eram necessários para reconstruir a cidade de Nápoles. Os Jogos Olímpicos foram realocados para a cidade de Londres. Em dez meses , os britânicos construíram um novo estádio em Shepherd Bush's  que incluía uma pista de atletismo, uma pista de ciclismo, um campo de futebol, uma piscina e uma plataforma para ginástica e luta. As competições foram bem organizadas e os britânicos produziram o primeiro resumo oficial compreensivo dos Jogos Olímpicos.

Pela primeira vez, durante a Cerimônia de Abertura, os atletas entraram no estádio separados por nação, como a maioria das nações mandou times nacionais selecionados. O nível da competição foi forte. As competições de natação registraram cinco recordes mundiais nos seis eventos realizados durante os jogos. O Brasil não participou desse Jogos Olímpicos.

                               Dorando Pietri (ITA) vence, mas não leva a Maratona


- FATOS

- A Maratona foi o ponto alto dos Jogos de Londres. Depois de 42 quilômetros, o primeiro homem a entrar no estádio foi Dorando Pietri (ITA). mas Pietri desmaiou na pista cinco vezes na pista e foi finalmente carregado através da linha de chegada por dois oficiais. Ele foi desclassificado por receber ajuda, mas se tornou uma celebridade internacional. O vencedor da corrida foi Johnny Hayes (USA).

- Os Jogos de Londres marcaram a primeira aparição dos saltos ornamentais e do hóquei na grama, e, curiosamente, da patinação no gelo, modalidade que foi transferida para os Jogos de Inverno na sua primeira edição, em 1924.

- No torneio de Futebol, Sophus Nielsen (DEN) marcou dez gols contra a França.


QUADRO DE MEDALHAS
País Ouro Prata Bronze
GBR
56 51 39
USA 23 12 12
SWE
8 6 11
FRA
5 5 9
GER
3 5 5
HUN
3 4 2
CAN
3 3 10
NOR
2 3 3
ITA
2 2 0
BEL
1 5 2
                                                     

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes