Últimas Notícias

Os Personagens de Sochi - Marcel Hirscher


Foto: Mario Kneisl/GEPA

E o Surto Olímpico está inaugurando mais uma seção no site, e é bem especial, porque além de ser relacionada aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi (RUS), ela apresenta vários dos destaques e outros nomes que estarão presentes de alguma forma, na Olimpíada em fevereiro. E para inaugurar, um papo exclusivo com ninguém mais ninguém menos do que o austríaco Marcel Hirscher, atleta de 24 anos e que é um dos nomes mais falados pela mídia especializada como um dos favoritos à medalhas no Esqui Alpino no ano que vem.

Em Vancouver-2010, ele passou perto: 4° no Slalom Gigante e 5° no Slalom tradicional. "Para um rapaz inexperiente de 20 anos, não foi nada mal. Um quarto lugar, sendo superado por apenas 8 centésimos pelo Aksel Lund Svindal (NOR), e o 5° lugar no Slalom. E o tempo não estava fácil, choveu bastante, a pista estava bastante fofa, e ainda muita neblina."

Depois de Vancouver, as coisas pareciam melhorar para Hirscher, até que em 2011, o atleta austríaco acabou sofrendo uma fratura: "Foi uma fratura no osso navicular direito, antes do Mundial, em Garmisch-Partenkirchen, e aprendi bastante com esta experiência. Como esportista, para mim, é difícil ficar sem fazer nada. E você tendo que ficar em casa, observando outros caras ganhando medalhas."

Mesmo com esse problema, ele retornou em grande forma, como se nada tivesse acontecido, na temporada 2011/12, levando o título da Copa do Mundo. "Depois de dias de total frustração, tive de aceitar a situação. Mas vi que há mais coisas além do esporte. Sou um cara de sorte, tenho uma família maravilhosa, grandes amigos e uma namorada inteligente, atraente e autoconfiante. Essa, talvez, tenha sido a chave para o sucesso futuro."

De 2012, pulamos para a atual temporada, e a principal competição foi o Mundial, em Schladming, na Áustria, o país natal de Marcel Hirscher. A atuação de seu país não foi boa: apenas Hirscher saiu da competição com uma medalha de ouro - contando apenas as provas olímpicas. O atleta não se abala: "Não é esse o principal motivo pelo qual amamos esportes? Porque o favorito nem sempre ganha, e o perdedor acaba tendo sua chance. As pessoas amam essas histórias - e mesmo os fãs sentem que estar ali é muito mais que ganhar ou perder. Esporte é paixão e entusiasmo."

Alheio ao "sofrimento" austríaco, Ted Ligety (USA) faturou três ouros. Mesmo assim, Hirscher não considera Ligety ou qualquer outro esquiador como seu maior adversário: "Eu não estou competindo contra Ted Ligety ou qualquer outro destes esquiadores brilhantes por aí - eu estou competindo com o melhor tempo. Essa é a grande diferença. E eu posso te dizer: meu objetivo é sempre o de ser aquele com o melhor tempo na linha de chegada."

Foto: Twitter/Marcel Hirscher
 A preparação para Sochi será dessa forma: "Passo a passo. Os caras da Atomic (sua fornecedora de esquis) estão trabalhando duro nestes dias para produzir novos esquis para a próxima temporada. Então, primeiro de tudo, iremos testar bastante esses esquis. E aí, veremos o que a próxima temporada trará. Este é meu ponto de vista até os Jogos Olímpicos."

Sobre a expectativa para os Jogos, Hirscher declarou: "Como disse, ainda há tempo. Estou ansioso para minha 2ª Olimpíada, mas primeiro preciso me qualificar, afinal, sou membro da forte equipe da Áustria. E gostei do que vi, o percurso e as instalações."

Ao final, ele se disse surpreso com o interesse de muitos brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno: "Estou realmente impressionado por vocês estarem nos acompanhando. Espero que vocês mantenham o interesse na gente, assim como temos ao ver os seus jogadores de futebol. Permaneçam entusiasmados!" encerrou. E com o recado, encerramos a primeira de uma série de entrevistas com personalidades da Olimpíada de Inverno. Mais novidades nas próximas semanas!

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar