Últimas Notícias

Seleção Brasileira feminina de goalball ganha a Malmö Cup pela 1ª vez

Seleção Brasileira feminina de goalball ganha a Malmö Cup pela 1ª vez
Foto: Divulgação/CBDV




A Seleção Brasileira feminina de goalball conquistou neste domingo (1) o título inédito da Malmö Cup, na Suécia, após vencer o Japão na final: 5 a 2. Victoria Amorim, com três gols, e Jéssica Vitorino, com dois, marcaram os gols. Após duas pratas (2024 e 2019) e dois bronzes (2023 e 2022), a equipe subiu no lugar mais alto do pódio do tradicional torneio realizado desde 2000 – o time masculino venceu em 2019 e 2018, mas desde 2022 a competição voltou a ser disputada apenas na categoria feminina.

"Primeiramente, quero agradecer à toda torcida do Brasil. Começar um ciclo com uma medalha de ouro é começar com o pé direito na preparação para Los Angeles, que vem desde o ciclo de Paris. Tenho certeza de que viremos muito fortes em outras competições", disse a ala Jéssica, que ainda levou o troféu de Artilheira, com 25 gols. De volta à Seleção após ter ficado fora da equipe nos Jogos de Paris 2024, Victoria Amorim comemorou muito o retorno: "Voltei mais madura e é uma honra e um prazer enorme representar a Seleção, é um sonho. E esse ouro inédito é uma conquista não só coletiva, mas também pessoal. Passei por um processo difícil nos últimos dias, mas conseguimos junto com todas as outras esse título inédito para o Brasil", destacou.

As duas foram titulares na final ao lado da pivô Larissa. Ainda integraram a equipe que defendeu o Brasil as alas Amanda Braz e Carollayne. A comissão técnica da equipe, liderada pelo treinador Alessandro Tosim, contou também com a auxiliar Luciana Muller, a preparadora física e analista de desempenho Marcella Ramos, a fisioterapeuta Mônica Freitas e a médica Vanessa Melo.

A equipe encerrou sua campanha de maneira invicta, com seis vitórias, incluindo a da semifinal que foi disputada também neste domingo, horas antes do jogo valendo medalha: 9 a 1 sobre os EUA, com gols de Jéssica (4), Victoria (2), Larissa (2) e Amanda (1). A Malmö Cup começou com a participação de dez equipes divididas em dois grupos. Todas jogaram entre si e avançaram às semifinais as duas melhores de cada lado. O Brasil liderou o Grupo B, seguido de Canadá, Finlândia, Alemanha e França. No Grupo A, o Japão foi o melhor, à frente de EUA, FIFH Malmö, Ucrânia e Austrália.

O próximo desafio será o Campeonato das Américas, que acontecerá entre os dias 26 de julho e 6 de agosto e vale vaga para o Campeonato Mundial de 2026, na China. A competição reunirá 13 países no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, EUA, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico e Venezuela.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar