Últimas Notícias

Seleção Brasileira de Park abre treinos de 2025 com foco na primeira etapa do Circuito Mundial

Seleção Brasileira de Park abre treinos de 2025 com foco na primeira etapa do Circuito Mundial
Foto: Julio Detefon/STU 





A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu, entre segunda e sexta (12 e 16), o primeiro ciclo de treinamento da Seleção Brasileira Principal de Park em 2025. Com foco nos eventos da temporada, principalmente na primeira etapa do circuito Mundial (Ostia-ITA, 1 a 8 de junho), as sessões de treino técnico foram realizadas na pista do Abraão, em Florianópolis (SC), com o apoio da Secretaria de Esportes do Município. Os treinos físicos aconteceram na Aktion Paz, também na capital catarinense.

Os trabalhos contaram com a participação de 18 skatistas, dentre eles os medalhistas olímpicos Augusto Akio (bronze em Paris 2024) e Pedro Barros (prata em Tóquio 2020). Dentro da relação que já representou o Brasil em Olimpíadas, ainda participaram Luigi Cini, Luiz Francisco e Pedro Quintas, além de Isadora Pacheco e Raicca Ventura.

O treinamento ainda teve as presenças de Dan Sabino, Gui Khury, Gustavo Picaski, Kalani Konig, Pedro Carvalho e Pedro Vita. Entre as meninas, ainda participaram Fernanda Galdino, Fernanda Tonissi, Flavia Tsuki Haraguchi, Helena Laurino e Mirella Hoshi Haraguchi.

Em Florianópolis (SC), a comissão técnica da Seleção Brasileira foi representada pelos consultores técnicos Edgard Pereira “Vovô” e Miguel Zaffari “Catarina”, pelo coordenador técnico Julio Gentil “Detefon” e pelo fisioterapeuta Alison Paz.

“Mais um treinamento com a Seleção Brasileira, agora com foco no Pro Tour de Roma, que acontece no próximo mês. Etapa que abre o terceiro ciclo olímpico que estamos participando. A escolha da pista de Florianópolis foi justamente por ter obstáculos muito parecidos com Roma. Um campeonato que computa pontos para os skatistas se manterem no ranking e na janela que se abre. Tivemos também a presença dos skatistas que vieram da seletiva. O objetivo era que eles acompanhassem o treinamento, começassem a se ambientar com esse clima de Seleção Brasileira, de competição, de treinamento. O resultado não poderia ser melhor. Todo mundo se puxando bastante, treinando as manobras que irão aplicar na competição. Não foi muito tempo, mas o tempo que a gente teve foi bem aproveitado. Conseguimos finalizar esse treinamento com sucesso”, destaca Edgard Pereira “Vovô”, consultor técnico da Seleção Brasileira de Park.

“Foi muito importante a escolha de Floripa para fazermos esse treinamento porque os atletas conseguiram andar em uma pista que tem várias semelhanças com a pista de Roma. Isso ajuda muito tanto quem já competiu quanto quem nunca competiu lá. Para os atletas que chegaram agora a partir da seletiva também foi muito importante para a integração com os mais experientes e para sentirem o clima de uma rotina de treino da Seleção. Eles passaram um período com o Alison, na Aktion Paz, e outro na pista, podendo agregar o treino físico com o treino técnico. Nosso presidente, Eduardo Dias, é de Floripa e pôde acompanhar os treinos. Também tivemos a presença do Bernardo Otero, do COB, o que é muito importante para que eles vejam nosso trabalho, necessidades e qualidades que conseguimos desenvolver nos treinamentos”, completa Miguel Zaffari “Catarina”, consultor técnico da Seleção Brasileira de Park.

Na atual temporada, além do evento em Ostia (ITA), o Campeonato Mundial de Park será realizado em Washington (EUA), de 19 a 26 de setembro.

O trabalho de preparação da Seleção Brasileira de Skateboarding seguirá com o Street na Praça Duó, no Rio de Janeiro (RJ). O treinamento será realizado entre os dias 27 e 30 de maio.

“A parceria que a gente tem com o COB proporciona encontros como esse e todos os outros que a gente vai ter ainda pela frente. Estamos só começando uma nova gestão, iniciando um novo ciclo. Então, estou muito feliz de ver essa união com foco na missão”, comenta Eduardo Dias, presidente da CBSk.

“É um novo conceito da Seleção. E obviamente o COB está aqui apoiando e prestigiando a Confederação nessa parceria que já é de longa data, buscando os melhores resultados possíveis. É uma modalidade que tem história, que tem resultados e tem medalhas olímpicas. E esse é nosso objetivo junto com a Confederação, de garantir várias medalhas no ciclo de 2028 rumo a Los Angeles, onde o Skate vai performar super bem. É o que a gente espera”, completa Bernardo Otero, gestor do Skate no COB e que também esteve presente nas seletivas classificatórias para a Seleção Brasileira.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar