No segundo dia de Grand Slam de Astana de judô, no Casaquistão, a campeã olímpica Rafaela Silva conquistou a medalha de bronze na categoria -63kg, inaugurando o pódio na nova categoria. Ainda nesse sábado (10), Luana Carvalho foi terceira colocada no -70-kg. Mais três brasileiros competiram.
![]() |
Foto: Kulumbegashvili Tamara/IJF |
A campanha no Brasil em Astana acumulou mais dois bronzes, nesse sábado, com Rafaela Silva e Luana Carvalho. A delegação brasileira também alinhou Nauana Silva (-63kg), Luan Almeida (-81kg) e Gabriel Falcão (-81kg), mas estes não alcançaram os pódios.
O principal feito do Brasil foi a primeira medalha de Rafaela Silva na categoria -63kg, adotada pela judoca recentemente. Anteriormente na -57kg, a campeã olímpica mostrou dificuldade nos primeiros torneios, mas apresentou bom desempenho neste Grand Slam de Astana.
Palavras de uma gigante! 🥉🇧🇷
— Time Brasil (@timebrasil) May 10, 2025
Rafaela Silva falou sobre a medalha de bronze conquistada no Grand Slam de Astana — a primeira da sua carreira na nova categoria, até 63kg! 🤩
Pra cima, Rafa! 💪🥋#TimeBrasil #Judô pic.twitter.com/y8kbCtsM1o
A brasileira venceu três lutas por ippon para se colocar em posição de disputa por medalhas, Han Liu (CHN), na rodada de 32 , Katarina Kristo (CRO), nas oitavas, e Laura Vazquez (ESP). Na semifinal, Rafa foi superada pela japonesa Narumi Tanioka, que marcou ponto por yuko. Classificada à disputa de terceiro lugar, Rafaela venceu a polonesa Natalia Kropska por ippon e garantiu a primeira grande medalha do ciclo olímpico.
Entrando já na rodada de 16 da categoria -63kg, Nauana Silva foi eliminada na estreia para a mongolesa Enkhriilen Lkhagvatogoo após receber três shidos e ser desclassificada.
Na categoria -70kg, Luana Carvalho estreou na rodada de 16 com vitória sobre a atleta neutra Tamara Lischenko e perdeu na sequência para a italiana Giorgi Stangherlin. A brasileira, em seguida, obteve duas vitórias para conquistar o bronze. A alemã Sarah Mehlau e, na decisão de medalha, a italiana Martina Esposito de virada. A judoca europeia tinha 2 yukos sobre a brasileira, que obteve ippon no final da luta para ficar com o bronze.
Luan Almeida e Gabriel Falcão competiram na categoria -81kg masculina e não chegaram no pódio. O melhor entre os dois foi Luan, que triunfou na rodada de 32 e caiu nas oitavas para italiano. Já Gabriel foi derrotado na estreia para sul-coreano.
0 Comentários