![]() |
Foto: Wagner Carmo/CBAt |
Os marchadores brasileiros Caio Bonfim e Viviane Lyra ganharam medalha neste domingo (4), na Warsaw Cup de marcha atlética realizada em Varsóvia (POL). Caio foi prata e Viviane, bronze. A prova faz parte da Copa do Mundo da modalidade.
Bonfim, que venceu recentemente o GP de Rio Maior, em Portugal, ficou com a segunda colocação com o tempo de 1h21min34seg, 44s atrás do vencedor da prova.
A vitória foi do japonês Yamanishi Yoshikazu, com o também japonês Takahashi Kazuki completando o pódio.
"Estou muito feliz com a medalha de prata. Perdemos para o recordista mundial, numa prova difícil, com muito vento. Há uma semana tive influenza e foi muita luta para recuperar o corpo e chegar aqui pronto para competir. Estou muito orgulhoso com o resultado, por conseguir performar. E agora estou voltando para o Brasil para continuar o trabalho", disse Caio, de 34 anos, que treina com Gianetti Sena Bonfim, sua mãe, em Sobradinho (DF).
Esta foi a quinta competição de Caio Bonfim em 2025. O brasileiro, medalhista olímpico nos Jogos de Paris 2024, vem de vitória nos 20 km do Grande Prêmio Internacional de Rio Maior, em Portugal, no dia 12 de abril (1:20.47). Caio iniciou bem a temporada internacional com o terceiro lugar no Campeonato Japonês de Marcha Atlética de 20 km, prova Bronze do World Athletics Tour, em 16 de fevereiro, na cidade de Kobe - foi terceiro lugar com a marca de 1:17:37, melhorando o seu próprio recorde brasileiro.
A chegada feminina foi um emocionante duelo entre Paula Torres e Kimberly Garcia. A prova foi decidida nos últimos 50 metros e por uma diferença de um segundo em favor da equatoriana Paula Torres (1:28:29) a frente da bicampeã mundial Kimberly Garcia (1:28:30). Viviane Lyra ficou em terceiro lugar (1:28:54), mas por muito tempo se manteve firme na frente.
Viviane, de 31 anos, top 8 na Olimpíada de Paris e que já tem índice para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro (1:27:13, em 18/5/2024, em La Coruña, Espanha) e vem de vitória no Sul-Americano de Mar del Plata (1:28:30). Em março, Viviane venceu os 20 km da Copa Brasil de Marcha, em São Paulo, e ficou na quinta colocação em Dudince, Eslováquia, nos 35 km (com 2:48:37 - a 37 segundos do índice para o Mundial de Tóquio, de 2:48:00).
Ela ainda disputará a Copa Pan-Americana de Anapoima (COL) com a seleção brasileira, dia 18 de maio, e o 37º Grande Prêmio Cantones de La Corunã, Espanha, dia 7 de junho, etapa Ouro do Tour Mundial
0 Comentários