Últimas Notícias

Jovens pesistas surpreendem favoritos no 3º dia do Brasileiro de levantamento de pesos

Giovanna Gurgel surpreendeu com ouro. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP


Com informações de Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)


O terceiro dia do Campeonato Brasileiro de levantamento de pesos 2025 foi marcado por jovens pesistas superando os favoritos em suas categorias, incluindo a atleta olímpica Amanda Scott e o medalhista pan-americano, Marco Túlio Gregório. O evento acontece no Centro Universitário da Unifemm, em Sete Lagoas-MG, e termina neste domingo (18).

 

A competição do sábado teve a sua grande surpresa na última disputa do dia. A disputa da categoria 77kg feminino teve participação de uma atleta olímpica, que defendeu o Brasil há menos de um ano nos Jogos Olímpicos, Amanda Schott. Ela chegou como a grande favorita mas errou duas tentativas no arranco com 98kg e 103kg, acertando apenas em sua segunda ida à plataforma, com 98kg.

 

Assim, ela precisava suportar ao menos 140kg para conquistar índice para o Mundial e 133kg para disputar ao menos o Sul-Americano. Mas Amanda não conseguiu subir 120kg nas três tentativas do arremesso, sendo desclassificada do Brasileiro e ficando sem os índices de competições internacionais.

 

Melhor para a carioca Giovanna Gurgel, de 22 anos, que não tinha nada com isso, e fez uma grande prova para ficar com a medalha de ouro da categoria. Ela subiu 85kg no arranco e 110kg no arremesso e somando 195kg. O pódio foi completo com duas maranhenses. Ranna Pinheiro ficou com a prata, com total de 191kg, e Samara Soares foi a medalhista de bronze, com 189kg.

 

Um roteiro parecido foi visto na categoria até 98kg mas com uma particularidade, a Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF) revisou suas categorias de peso e eliminou esta, substituindo-a pela categoria até 94kg. A CBLP não fez a troca faltando poucos dias para o Brasileiro, a pedido dos próprios atletas, mas permitiu que a competição fosse válida para obtenção dos índices internacionais, desde que os atletas pesassem até 94kg no dia da disputa.

 

Marco Túlio Gregório foi o único atleta que se enquadrava nesta situação e competiu de olho nas marcas internacionais. Ele ergueu 160kg na prova do arranco e precisava subir 204kg no arremesso, no entanto, no arremesso, o atleta falhou três vezes com 180kg, sendo desclassificado do campeonato e ficando sem índices.

 

O ouro da categoria ficou com João Augusto Coelho. Ele foi o segundo colocado no arranco, com 155 kg e no arremesso começou erguendo 180kg, encerrando a disputa como campeão brasileiro, totalizando 335kg. Renan de Sena foi o vice-campeão, com 291kg, e Caio Rocha ficou em terceiro, com 282kg.

 

As duas outras categorias do dia foram dominadas por talentos da categoria sub-20. Stephany Assis foi campeã na categoria até até 69kg, com 98kg de arranco, 118kg de arremesso e um total de 216kg, em uma disputa acirradíssima com as cariocas Amanda Silva (214kg) e Lourdes Califrer (212kg).

 

Na categoria até 88kg, o paulista Felipe Dias levou a melhor, com 302kg de total, sendo 135kg no arranco e 167kg no arremesso. O vice-campeonato foi do mineiro Bruno Outeiro, com um total de 283kg, enquanto o terceiro lugar ficou com o carioca Vitor Zomer, subindo 281kg.

 

A competição termina neste domingo (18) com mais quatro provas, fechando o Campeonato Brasileiro neste domingo, com transmissão ao vivo do canal da CBLP no YouTube (https://www.youtube.com/@cblpoficial).

 

Confira a programação deste último dia:

- 9h30 – Categoria até 110kg masculino

- 11h30 – Categorias até 86kg e acima de 86kg feminino

- 14h – Categoria acima de 110kg masculino

 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar