Últimas Notícias

ISU aprova quatro atletas russos como neutros para qualificação olímpica visando Milão Cortina d'Ampezzo 2026

ISU aprova quatro atletas russos como neutros para qualificação olímpica visando Milão Cortina d'Ampezzo 2026
Foto: Divulgação 




Quatro patinadores artísticos russos foram aprovados pela União Internacional de Patinação (ISU) para tentar se classificar para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 como atletas neutros que não apoiaram a invasão da Ucrânia, incluindo a campeã nacional de 17 anos, Adelia Petrosian.

No entanto, nenhum atleta russo foi aprovado para competir nas modalidades de duplas e dança no gelo em uma reunião classificatória olímpica única realizada em setembro, em Pequim. Os Jogos de Milão-Cortina d'Ampezzo começam em 6 de fevereiro de 2026.

A ISU afirmou que "nem todos os atletas indicados passaram pela rigorosa triagem" e que as decisões de elegibilidade de seu conselho são "finais em relação a todos os candidatos e não sujeitas a recurso".

Russos e bielorrussos estão proibidos de participar de eventos internacionais de patinação desde o início da invasão militar total da Ucrânia em fevereiro de 2022, quatro dias após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

A ISU havia dito anteriormente que Rússia e Bielorrússia podem ter apenas um competidor — individual, dupla ou dupla de dança no gelo — em cada modalidade nas Olimpíadas.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de Paris de 2024, a Rússia foi banida dos esportes coletivos, embora um pequeno grupo de atletas russos tenha sido autorizado a competir como atletas neutros aprovados. Eles foram julgados por não terem apoiado publicamente a guerra nem por não terem vínculos com as forças armadas ou agências de segurança do Estado.

Um processo semelhante está em andamento antes de Milão-Cortina d'Ampezzo.

A ISU afirmou que "examinou minuciosamente as aparições públicas e declarações feitas pelos atletas neutros indicados desde fevereiro de 2022, para avaliar qualquer apoio ativo à invasão da Ucrânia ou quaisquer vínculos contratuais com as forças armadas russas ou bielorrussas e outras agências de segurança nacional".

Petrosian é o provável nome de destaque entre os patinadores artísticos russos.

O bicampeão nacional completa 18 anos em junho e é treinado por Eteri Tutberidze. O renomado mentor da equipe russa foi uma figura controversa nas Olimpíadas de Pequim, treinando a favorita à medalha de ouro Kamila Valieva, após um escândalo de doping, e a futura medalhista de ouro Anna Shcherbakova.

A provável patinadora reserva aprovada para a qualificação olímpica na categoria feminina é Alina Gorbacheva, de 17 anos.

Os dois patinadores individuais masculinos aprovados como elegíveis para a qualificação são Petr Gummenik e Vladislav Dikidzhi.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar