![]() |
Foto: Divulgação |
Quatro patinadores artísticos russos foram aprovados pela União Internacional de Patinação (ISU) para tentar se classificar para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 como atletas neutros que não apoiaram a invasão da Ucrânia, incluindo a campeã nacional de 17 anos, Adelia Petrosian.
No entanto, nenhum atleta russo foi aprovado para competir nas modalidades de duplas e dança no gelo em uma reunião classificatória olímpica única realizada em setembro, em Pequim. Os Jogos de Milão-Cortina d'Ampezzo começam em 6 de fevereiro de 2026.
A ISU afirmou que "nem todos os atletas indicados passaram pela rigorosa triagem" e que as decisões de elegibilidade de seu conselho são "finais em relação a todos os candidatos e não sujeitas a recurso".
Russos e bielorrussos estão proibidos de participar de eventos internacionais de patinação desde o início da invasão militar total da Ucrânia em fevereiro de 2022, quatro dias após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
A ISU havia dito anteriormente que Rússia e Bielorrússia podem ter apenas um competidor — individual, dupla ou dupla de dança no gelo — em cada modalidade nas Olimpíadas.
Nos Jogos Olímpicos de Verão de Paris de 2024, a Rússia foi banida dos esportes coletivos, embora um pequeno grupo de atletas russos tenha sido autorizado a competir como atletas neutros aprovados. Eles foram julgados por não terem apoiado publicamente a guerra nem por não terem vínculos com as forças armadas ou agências de segurança do Estado.
Um processo semelhante está em andamento antes de Milão-Cortina d'Ampezzo.
A ISU afirmou que "examinou minuciosamente as aparições públicas e declarações feitas pelos atletas neutros indicados desde fevereiro de 2022, para avaliar qualquer apoio ativo à invasão da Ucrânia ou quaisquer vínculos contratuais com as forças armadas russas ou bielorrussas e outras agências de segurança nacional".
Petrosian é o provável nome de destaque entre os patinadores artísticos russos.
O bicampeão nacional completa 18 anos em junho e é treinado por Eteri Tutberidze. O renomado mentor da equipe russa foi uma figura controversa nas Olimpíadas de Pequim, treinando a favorita à medalha de ouro Kamila Valieva, após um escândalo de doping, e a futura medalhista de ouro Anna Shcherbakova.
A provável patinadora reserva aprovada para a qualificação olímpica na categoria feminina é Alina Gorbacheva, de 17 anos.
Os dois patinadores individuais masculinos aprovados como elegíveis para a qualificação são Petr Gummenik e Vladislav Dikidzhi.
0 Comentários