![]() |
Foto: ITTF World |
Hugo Calderano se classificou para a final do Mundial de tênis de mesa neste sábado (24), no Qatar, após vencer o chinês Liang Jingkun por 4 a 3. Essa é a primeira final de um atleta brasileiro na história dos Mundiais. Seu adversário será o chinês Wang Chuqin às 09h30 da manhã com transmissão do Sportv e da Cazé TV.
Essa é a primeira medalha do Brasil e da América do Sul no torneio, além de primeira final de um jogador do Hemisfério Sul. Até então, a melhor campanha tinha sido as quartas de final em 2021 também com Calderano. O brasileiro não só está em ótima fase, como vem se tornado um adversário cada vez mais difícil pra qualquer atleta.
Se vencer, o brasileiro repetirá a Copa do Mundo com vitória sobre dois chineses na semi e na final, além de unificar os dois títulos.
Por outro lado, Liang nunca tinha perdido para jogadores não chineses em Mundiais, com 19 vitórias em 19 jogos. No 20º, ele perdeu.
O jogo
O primeiro game foi muito emocionante. Hugo abriu 3 a 1, tomou a virada e chegou a ter um 9 a 6 contra. Ele virou para 10 a 9 e depois de alguns game points, conseguiu fechar em 15 a 13. No segundo, ele voltou a ter três pontos de desvantagem, mas saiu de 3 a 0 para 7 a 3. O chinês diminuiu para 8 a 7, mas Calderano empilhou pontos para fechar em 11 a 7.
No terceiro game, Liang fez 5 a 3 e levou a virada em 6 a 5, mas ele voltou a frente, abriu vantagem e fechou em 11 a 8, diminuindo o placar em 2 a 1. O quarto game começou melhor para o brasileiro, que fez 6 a 2 e depois 8 a 4. Com o adversário chegando em 9 a 7, Hugo pediu tempo e na volta, com dois erros de Liang, Calderano fechou o game em 11 a 8.
O chinês começou melhor e atacou o saque do brasileiro no quinto game, abrindo 5 a 0. Liang era melhor e ainda abriu 7 a 0. Hugo demorou mas conseguiu pontuar e diminuiu para 7 a 3, mas o adversário estava muito bem na parcial e fechou em 11 a 3.
Hugo começou o sexto game com erros e assim, Liang abriu 3 a 0, mas o brasileiro conseguiu diminuir para 5 a 3 e empatar em 6 a 6. O chinês conseguiu abrir 9 a 7 e fechou em 11 a 7, levando o jogo para o game desempate.
No desempate, o chinês abriu 3 a 0 mais uma vez, só que dessa vez, Calderano empatou e virou, fazendo dez pontos seguidos e tendo seis match points. Ele não aproveitou boa parte deles e viu Liang diminuir em 10 a 9, mas com um erro do adversário, Hugo fechou em 11 a 9 e conseguiu a classificação histórica.
0 Comentários