O Cruzeiro Basquete está na final da Liga Ouro e será o adversário do Basket Osasco na disputa por uma vaga no NBB, a elite do basquete brasileiro. Na noite desta quarta-feira (21), a equipe mineira recebeu a Liga Sorocabana no Ginásio de Itatiaiuçu pelo terceiro e decisivo jogo da série e saiu como vencedor em 73-64, seguindo vivo no sonho de disputar o Novo Basquete Brasil da próxima temporada.
Com uma vitória para cada lado na série melhor de três jogos, Cruzeiro e Liga Sorocabana de Basquete chegaram para o jogo decisivo em igualdade. No jogo 1, a equipe sorocabana levou a melhor em 67 a 61, após uma prorrogação, em jogo disputado no Ginásio Gualberto Moreira. No segundo jogo foi a vez dos mineiros vencerem, 81 a 79. Na fase de classificação, cada equipe também havia vencido um jogo, mostrando todo o equilíbrio do confronto.
O Jogo!
A partida começou com a Liga Sorocabana melhor no primeiro período. Douglas Nunes e Danilo Penteado combinaram para 15 pontos e foram os responsáveis por comandar o placar de 19 a 16 para os visitantes. O Cruzeiro entrou um pouco nervoso em quadra, cometeu muitos erros (foram seis na parcial), mas se recuperou na parte final do quarto.
A equipe paulista voltou com tudo para o segundo período que fez 9 a 0 e abriu doze de vantagem no jogo. O Cruzeiro passou por momentos difíceis mas assim como aconteceu na parcial inicial, a equipe mineira reagiu nos minutos finais, diminuiu o prejuízo (20 a 15) e foi para o intervalo com oito de desvantagem: 39 a 31.
No terceiro quarto, o Cruzeiro chegou para o jogo e com uma postura agressiva na defesa assumiu o controle da partida, anotando 20 pontos e passando a frente do placar. A Liga Sorocabana teve o seu pior desempenho ofensivo (oito pontos), sofreu também no aspecto defensivo e foi para os 10 minutos derradeiros em desvantagem: 51 a 47 para o Cruzeiro Basquete.
O quarto final foi mais equilibrado mas com a ajuda da torcida, que fez uma linda festa nas arquibancadas, o Cruzeiro manteve seu ritmo forte e encontrou o fôlego necessário para controlar o jogo e fechar a partida com uma vantagem confortável. Fim de jogo, Cruzeiro Basquete 74 a 58 da Liga Sorocabana.
Lucas Limas foi o principal nome do Cruzeiro Basquete. O armador terminou o jogo com 21 pontos, cinco rebotes e cinco assistências para 23 de eficiência. Nique Coleman sofreu um pouco pela forte marcação, mas se destacou com 14 pontos, oito rebotes e três assistências. Pela Liga Sorocabana, Douglas Nunes teve ótima atuação, fechando com 21 pontos e oito rebotes para 26 de eficiência.
Com a vitória, o cruzeiro Basquete enfrentará o Basket Osasco na grande final. A equipe osasquense avançou após fechar a série derrotando o Minas Tênis Clube B em duas vitórias consecutivas. O primeiro jogo acontece neste domingo (25/05), com mando da equipe mineira. A série vai ser definida em uma melhor de cinco jogos, com o campeão garantindo vaga no NBB da temporada 2025/2026, desde que atenda aos requisitos estabelecidos.
0 Comentários