![]() |
Foto: Reprodução/X |
Seis meses antes da cerimônia de acendimento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, em 26 de novembro de 2025, o Comitê Olímpico Helênico anuncia o trajeto do Revezamento da Tocha Olímpica em solo grego, que durará até 4 de dezembro.
Seu percurso em solo grego terá duração de 9 dias, percorrendo 2.200 quilômetros, passando por 23 prefeituras e 7 regiões do país, e 36 cerimônias de boas-vindas serão realizadas como parte dele.
A Chama Olímpica passará por importantes destinos na Grécia continental, destacando não apenas nossa herança cultural, mas também a conexão do país com os esportes de inverno e destinos de montanha. O percurso foi projetado para alcançar áreas onde estão localizadas as 12 maiores estações de esqui da Grécia, demonstrando a riqueza natural e o potencial do país no campo do turismo de inverno.
Ela será carregada por aproximadamente 450 condutores, acompanhada por um cortejo de 15 carros, além de aproximadamente 40 executivos do Comitê Olímpico Helênico, garantindo o bom andamento desta importante missão.
A chama partirá da Antiga Olímpia e percorrerá gradualmente cidades e regiões como: Pyrgos, Amaliada, Kalavryta, Patras, Agrinio, Karpenisi, Metsovo, Kozani, Kastoria, Florina, Naoussa, Serres, Drama, Tessalônica, Lâmia, Arachova, Livadia, Atenas, terminando no Estádio Panatenaico em 4 de dezembro de 2025 para a Cerimônia de Transferência da chama para o Comitê Organizador dos Jogos de Milão-Cortina , para que possa iniciar sua jornada para a Itália até a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrerá em 6 de fevereiro de 2026.
Por ocasião do anúncio da rota na Sessão Plenária do Comitê Olímpico Helênico, o presidente Isidoros Kouvelos declarou:
"A Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, mais uma vez tem a honra e a responsabilidade de acender e entregar a Chama Olímpica ao mundo. Com absoluto respeito à tradição e aos ideais de Olimpismo, assumimos uma missão que une o passado com o presente e o futuro.
0 Comentários