Últimas Notícias

Putin elogia Ovechkin como 'mestre lendário' do hóquei sobre o gelo após recorde de gols da NHL

Putin elogia Ovechkin como 'mestre lendário' do hóquei sobre o gelo após recorde de gols da NHL
Foto:Reuters/Alexei Druzhinin

O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou nesta segunda-feira o astro russo do hóquei no gelo Alexander Ovechkin por superar todas as outras lendas do esporte em uma carreira deslumbrante que o chefe do Kremlin disse ser motivo de comemoração para os fãs em toda a Rússia e no mundo.

Alexander Ovechkin, conhecido nos Estados Unidos como "Alex", marcou seu 895º gol na NHL no domingo para quebrar o sagrado recorde de todos os tempos de Wayne Gretzky, que já foi considerado imbatível.

Em sua cerimônia de comemoração, Ovechkin elogiou os fãs: "Todos vocês, fãs, para todo o mundo, Rússia, nós fizemos isso meninos, nós fizemos isso, é história".

"Você superou os mestres lendários no número de gols marcados nas partidas da temporada regular da Liga Nacional de Hóquei", disse Putin em uma mensagem a Ovechkin publicada pelo Kremlin na segunda-feira.

"Você ganhou torneios mundiais e nacionais e muitas outras conquistas brilhantes e únicas que entraram nos anais da escola nacional de hóquei. Sem dúvida, essa conquista se tornou não apenas seu sucesso pessoal, mas também uma verdadeira celebração para os fãs na Rússia e no exterior."

Ovechkin, de 39 anos, nasceu em Moscou em 1985, apenas seis anos antes do colapso da União Soviética, e começou sua carreira no clube do Dínamo de Moscou.

Filho de uma bicampeã olímpica de basquete feminino e de uma jogadora de futebol profissional, Ovechkin disse que seu amor pelo hóquei no gelo foi nutrido por seu irmão mais velho, Sergei, que morreu após um acidente de carro quando tinha 24 anos. Ovechkin tinha 10 anos na época.

Seus pais o forçaram a jogar em um jogo da liga juvenil de hóquei no dia seguinte à morte de Sergei, disse Ovechkin em uma entrevista de 2015 ao jornalista norte-americano Graham Bensinger.

Ovechkin fez sua estréia profissional pelo Dínamo de Moscou e, aos 18 anos, foi o primeiro no draft da NHL de 2004 para o Washington Capitals, que vinha de uma temporada desastrosa de 23-46.

Apenas o segundo russo a ser o primeiro no draft depois de Ilya Kovalchuk em 2001, Ovechkin rapidamente se tornou um dos atletas mais reconhecidos da Rússia, servindo como embaixador dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar