![]() |
Foto: Divulgação |
A seleção feminina de rugby sevens está em Los Angeles para o último compromisso da atual temporada do Circuito Mundial 2024/2025. Apesar de terem atingido a maior pontuação (33) e a melhor classificação geral (9º lugar) de sua história, as Yaras terão que disputar uma repescagem e precisarão ficar entre as quatro melhores equipes para garantirem um lugar na elite mundial no próximo ano.
Os jogos ocorrem neste fim de semana, no estádio Dignity Health Sports Park, que receberá os torneios olímpicos de rugby sevens em Los Angeles 2028. Na fase de grupos, o Brasil terá pela frente as seleções da Espanha, Quênia e Colômbia, sendo que estas últimas duas disputaram a segunda divisão do Circuito Mundial na atual temporada.
O sistema de disputa em Los Angeles é simples: oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro, e a campeã de cada chave já avança diretamente à semifinal, garantindo um lugar na elite na temporada 2025/2026. Já os segundos e terceiros colocados de cada grupo se enfrentam em um playoff, com os vencedores dos confrontos também se qualificando para a primeira divisão.
Para este torneio, a grande novidade da seleção brasileira é a indicação de Thalia, maior artilheira da história das Yaras, como uma das três finalistas ao prêmio de Melhor Jogadora do Mundo na temporada.
“Realmente não esperava essa indicação e fiquei anestesiada quando recebi a notícia. Isso mostra a evolução do rugby brasileiro como um todo, não apenas uma conquista pessoal, e também uma forma de aumentar o interesse pelo nosso esporte no Brasil, trazendo mais praticantes e mostrando que, por meio do rugby, podemos alcançar nossos sonhos”, disse a jogadora maranhense, de 27 anos.
Além de Thalia, a treinadora Crystal Kaua conta com outras 12 atletas para a etapa de Los Angeles. A base é a mesma que disputou a maior parte dos torneios ao longo da temporada, com destaques para as atletas olímpicas Bianca Silva, Raquel Kochhann, Thalita Costa e Yasmim Soares. Todas as partidas da competição serão transmitidas ao vivo pelo Disney+.
Confira abaixo os grupos do torneio de repescagem e o calendário das Yaras em Los Angeles:
Grupo A
Brasil
Espanha
Quênia
Colômbia
Grupo B
China
Irlanda
África do Sul
Argentina
Sábado (3 de maio)
16h30 – Brasil x Colômbia
19h35 – Brasil x Quênia
Domingo (4 de maio)
15h05 – Brasil x Espanha
*Horário de Brasília
Lista de convocadas
Thalia Costa – Delta (PI)
Raquel Kochhann – Charrua (RS) | Delta (PI)
Anne Oliveira – El-Shaddai (RJ)
Larissa Alves – Curitiba (PR)
Yasmim Soares – Melina (MT)
Camilla Ísis Carvalho – El-Shaddai (RJ)
Bianca Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
Thalita Costa – Delta (PI)
Giovanna Barth – Maringá (PR)
Gisele Gomes – Leoas de Paraisópolis (SP)
Isadora Lopes – Melina (MT)
Leila Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
Andressa Alves – El-Shaddai (RJ)
0 Comentários