Últimas Notícias

Mundial feminino de esgrima Cadete e Junior encerra com bom desempenho de brasileiras, com direito a top-15

 

Mundial feminino de esgrima Cadete e Junior tem bom desempenho de brasileiras, com direito a top-15
Conjunto brasileiro de espada da categoria Junior (Foto: Reprodução/CBE)

O Mundial feminino de esgrima das categorias Cadete (sub-17) e Junior (sub-20) foi encerrado nesta terça-feira (15) com uma brasileira entre as 15 melhores e outras três atletas integrando o top-40 do torneio sediado na cidade de Wuxi, na China.

A delegação participou nas modalidades sabre, florete e espada em todos os dias da competição, realizada entre 7 e 15 de abril.

Destaque para os desempenhos de Camila Vieira, de 16 anos, e Ana Beatriz Fraga (15), ambas pela categoria cadete no sabre, e também para a equipe de espadas, que conquistou uma vitória na primeira rodada eliminatória. 

A seguir, confira os principais resultados e a classificação geral de todas as competidoras.

 

Sabre

Camila Vieira foi o principal nome brasileiro neste Campeonato Mundial.

No primeiro dia do certame, a atleta do Paulistano conseguiu o 32° lugar na categoria Junior. 

O resultado por si já era considerável, mas no dia seguinte sua performance foi ainda melhor.

Pelo cadete, Camila iniciou oscilante nas poules, com três vitórias e três derrotas. Na fase eliminatória, contudo, mostrou sua força ao bater a australiana Tiana Roberts numa emocionante disputa por 15-14 e a polonesa Salima Ruzieva (15-12). A queda para a estadunidense Brynnley McKee nas oitavas de final culminou na ótima 14ª posição.

Camila Vieira protagonizou o melhor desempenho da delegação brasileira no Mundial (Foto: Reprodução/FIE)


Ana Beatriz Fraga também teve forte desempenho nesta mesma categoria. Venceu cinco de seis jogos nas poules e se credenciou às disputas eliminatórias como a 13ª cabeça de chave e o direito a folga na fase de 128. 

Ao vencer com tranquilidade a japonesa Rua Suzuki por 15-5, Ana Beatriz chegou à fase de 32, onde foi eliminada pela polonesa Amelia Siwek, o que lhe rendeu a boa 21ª colocação.

 

Florete

Lívia Burberry foi a brasileira que mais chegou longe no florete.

Com quatro triunfos e dois reveses na fase inicial da categoria cadete, Lívia foi a cabeça de chave número 24, ficou de bye na rodada de 128, mas perdeu logo na sequência para a japonesa Yu Tashiro por 15-7, terminando, assim, na 36ª posição.

Ela ainda finalizou na 61ª colocação pela categoria Junior.

 

Espada

Outra atleta a figurar entre as 40 melhores, Ginevra Giordano seguiu adiante como a 18ª cabeça de chave ao ganhar cinco de seis jogos na fase de poules.

Após levar a melhor na acirrada peleja com a hondurenha Helena Linares, definida pelo placar de 15-14, Ginevra caiu para a russa Anastasia Rustamova na fase de 64, ficando com o 38ª posto na categoria Junior.

A jovem Pietra Brazolin, de apenas 15 anos, atingiu a 64ª posição no cadete ao obter quatro vitórias em seis jogos na fase de poules, ganhar da tcheca Eliska Kahabkova e parar na chinesa Lei Xinrui.

 

Competições por equipes

Formada por Camila Vieira, Stella Santos e Ana Beatriz Fraga, a equipe brasileira de sabre ficou com o 24° lugar ao ser eliminada na primeira rodada eliminatória em confronto contra a Polônia, representada por Aniela Kozlowska, Gabriela Wojcik, Karolina Hofman e Maria Wieckiewicz, em 9 de abril. O marcador indicou 45-30 para as europeias.

Três dias depois o time de florete, composto por Julia Aoki, Julia Grahl, Lívia Burberry e Yuki Wu, também caiu em sua primeira disputa, ficando com a 25ª colocação. A derrota ocorreu para Singapura, escalada com Cleona Cheng, Daniella Tang, Kemei Cheng e Stephanie Tingyi Lee, pelo placar de 45-20.

Já no dia de encerramento, pela categoria Junior na espada, Pietra Brazolin, Laura Correia, Maria Luiza Emed e Ginevra Giordano foram à pista e conseguiram a única vitória brasileira por equipes da competição ao bater a delegação australiana num emocionante 45-41.

No entanto, surgiu a forte Ucrânia de Alina Dmytruk, Anna Maksymenko, Emily Conrad e Valeriia Bilous-Gridzhak pelo caminho. As europeias venceram o confronto por 45-25 e posteriormente bateram Canadá, Hungria e Estados Unidos para conquistarem a medalha de ouro do torneio. 


Time de florete composto por Yuki Wu, Julia Grahl, Livia Burberry e Julia Aoki (Foto: Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/Luca Pagliaricci/FIE)

Classificação de todas as participantes

7 de abril – Junior (sabre)

Camila Vieira (32ª), Ana Beatriz Fraga (71ª) e Stella Santos (108ª)

 

8 de abril – Cadete (sabre)

Camila Vieira (14ª), Ana Beatriz Fraga (21ª) e Stella Santos (83ª)

 

9 de abril – Competições de sabre por equipes – Junior

24° lugar

 

10 de abril – Junior (florete)

Livia Burberry (61ª), Yuki Wu (133ª) e Julia Grahl (144ª)

 

11 de abril – Cadete (florete)

Livia Burberry (36ª), Julia Grahl (69ª) e Julia Aoki (81ª)

 

12 de abril – Competições de florete por equipes – Junior

25° lugar

 

13 de abril – Junior (espada)

Ginevra Giordano (38°), Laura Correia (110ª), Pietra Brazolin (120ª) e Maria Luiza Emed (152ª)

 

14 de abril – Cadete (espada)

Pietra Brazolin (64ª), Maria Luiza Emed (82ª) e Antonella Dinucci (120ª)


15 de abril – Competições de espada por equipes – Junior

26° lugar

 


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar