Últimas Notícias

Thiago Monteiro enfrenta batalha exaustiva de 3h20m em eliminação nas oitavas de final do Rio Open

O cearense Thiago Monteiro caiu nas oitavas de final do ATP 500 Rio Open, nessa quarta-feira (19), ao sofrer derrota para o taiwanês Chun Hsin Tseng por 7/6 3/6 6/7 em 3h20m de jogo, na madrugada dessa quinta-feira (20). O brasileiro era o último tenista local vivo na chave de simples. Na estreia, Monteiro havia derrotado o argentino Facundo Diaz Acosta por 2x1.

Foto: @fotojump

Atual n°3 do Brasil, Thiago Monteiro recebeu convite para a chave principal do Rio Open e não conseguiu igualar a campanha de 2024, ao alcançar as quartas de final - Passando por Carlos Alcaraz, após desistência do espanhol, e Felipe Meligeni. O brasileiro perde chance de manter o top-100 mundial com a eliminação, caindo para 107° do mundo.

No torneio passado, Monteiro caiu na chave qualificatória do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, para Meligeni. Thiago acumula mais uma derrota no ano, na primeira rodada do Australian Open, após furar a chave prévia com três vitórias.

Querido local dos brasileiros, Thiago teve torcida a seu favor na Quadra Guga Kuerten, apesar do público estar abaixo do ideal devido ao horário tardio da partida. Os torcedores apoiaram Monteiro durante a partida e, por sua vez, pressionaram Tseng. O taiwanês não abaixou o ritmo e sustentou a pressão extra para avançar de fase.

A primeira parcial iniciou com os tenistas confirmando saques e acelerando o confronto. Monteiro e Tseng fechavam games de forma rápida e a partida foi à 2/2. Em seguida, Thiago obteve boa série e abriu vantagem de 3 games em 5/2, com uma quebra sobre o rival taiwanês.

No game mais longo do período, Thiago teve dupla chance de fechar o set, mas não aproveitou. Chun Hsin diminuiu para 3/5 e empatou em 5/5 sem dar chances ao brasileiro. O placar foi à 6/6 e forçou o tie-break até sete pontos. No desempate, o taiwanês abriu 2-0 e Monteiro virou para 4-2. Os tenistas empataram em 5-5 e o cearense venceu os três pontos finais para marcar 7/6(7-4).

Foto: @fotojump

A frente do placar, Monteiro abriu o segundo set 1/0 com quebra Tseng. Logo em seguida, o taiwanês furou o serviço do brasileiro, dominou o set e anotou 4/1 sobre Thiago, que salvou ponto de quebra no 6° game. Chun Hsin anotou 5/2 e 6/3 para igualar o jogo em 1x1 contra o brasileiro. Tseng perdeu set point e impediu duas chances de quebra por Thiago.

O set final foi uma batalha para ambos os tenistas. Thiago anotou 1/0 e viu Tseng subir o ritmo para virar o jogo, marcar 3/1 e por pressão nos games decisivos. O cearense teve momento de nervosismo e quebrou a raquete no próprio pé, pegando uma nova em seguida.

Thiago devolveu a quebra de saque e marcou 4/3 para botar a cabeça na partida novamente. Os tenistas confirmaram saques rápidos, não ameaçaram serviços e o jogo foi à 6/5 para Monteiro, que teve game point. O brasileiro salvou quatro game points do rival em parcial de 13 bolas e Tseng buscou empate em 6/6, forçando o segundo e decisivo tie-break.

Thiago Monteiro e Chun Hsin batalharam como iguais nos primeiros momentos do desempate, empatando o jogo em 3-3. Em seguida, o taiwanês aproveitou série de erros do brasileiros para concluir a série em 7/6(7-4) e 2x1, avançando de fase e eliminando Monteiro do torneio.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar