Últimas Notícias

Decisão sobre os locais de competição de Brisbane 2032 será anunciada no final de março


Decisão do local de Brisbane 2032 será anunciada no final de março
Foto:Toru Hanai/Reuters

O plano para a Olimpíada de Brisbane de 2032 será revelado no final do mês que vem, disse o governo de Queensland nesta terça-feira, finalmente encerrando alguns anos de reviravoltas sobre um dos elementos de planejamento mais importantes dos Jogos de Verão.


Brisbane foi escolhida para sediar os Jogos em 2021, mas disputas políticas, principalmente sobre o estádio principal e o local do atletismo, resultaram em incerteza contínua sobre os planos finais.


Um painel nomeado pelo primeiro-ministro do estado de Queensland, David Crisafulli, em novembro passado para conduzir uma segunda revisão das opções de local, apresentará um relatório em 8 de março e suas descobertas serão reveladas ao público, juntamente com a resposta do governo, em 25 de março.


"Nosso plano de entrega fornecerá um novo caminho a seguir e colocará os Jogos de volta nos trilhos", disse o vice-primeiro-ministro Jarrod Bleijie ao parlamento estadual na terça-feira.


"Os habitantes de Queensland não querem mais ser envergonhados no cenário mundial. Entregaremos os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032 dos quais nosso estado pode se orgulhar e mostrar o que nos torna um grande estado no cenário mundial."


O presidente-executivo do Comitê Olímpico Australiano, Matt Carroll, alertou no início deste mês que uma decisão final sobre os principais locais precisava ser tomada antes do final de junho.


O antecessor de Crisafulli como primeiro-ministro, Steven Miles, rejeitou um plano para uma reforma de 2,7 bilhões de dólares australianos (1,72 bilhão de dólares) do campo de críquete Gabba, em Brisbane, bem como uma proposta de um novo estádio olímpico de 3,4 bilhões de dólares australianos no Victoria Park, no centro da cidade.


A solução de Miles foi usar o estádio de rúgbi Lang Park para sediar as cerimônias de abertura e encerramento, com o atletismo ocorrendo no antigo local do QSAC nos subúrbios do sul da cidade.
Esse plano foi descrito como um "constrangimento" por um grupo de campeões olímpicos locais, enquanto a grande atleta australiana Raelene Boyle temia que isso fizesse Brisbane 2032 parecer uma Olimpíada "barata".


Crisafulli também é contra a construção de um novo estádio, mas suavizou sua posição em uma entrevista no fim de semana.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar