Gaia Brunello nasceu na Itália, mas compete pelo Brasil / Foto: CBDN |
Entre os dias 19 a 22 de dezembro de 2024, Gaia Brunello fez sua estreia representando o Brasil no biatlo internacional. Sua primeira competição foi a IBU Cup 3 em Obertilliach, na Áustria, ao lado de mais quatro atletas brasileiros: Anderson Santos, Claudio Gustavo Oliveira, Eduarda Ribera e Natasha Duarte.
Estreia de Gaia Brunello pelo Brasil - 19/12
No dia 19 de dezembro, Gaia Brunello participou de sua primeira competição oficial pelo Brasil. Na IBU Cup, a atleta disputou a prova de Sprint em Obertilliach, conquistando o recorde brasileiro na prova ao ficar na 68ª posição com um tempo de 25min25s9, somando 150,24 pontos (quanto menos, melhor). Durante a prova a brasileira errou apenas um de seus dez tiros tentados.
Os demais atletas do Brasil não participaram da prova em Obertilliach por conta de seus compromissos na IBU Junior Cup 2 em Goms, na Suíça.
Provas de Revezamento - 22/12
No dia 22 a equipe brasileira esteve completa para a disputa das provas de Revezamento da IBU Cup 3. Primeiramente, Anderson Santos, Claudio Gustavo Oliveira, Gaia Brunello e Natasha Duarte terminaram o Revezamento Misto na 24ª colocação. A equipe vencedora desta primeira prova foi a Noruega, com a Alemanha em segundo e a França em terceiro.
Por fim, no Revezamento Misto Individual, Claudio Gustavo Oliveira e Gaia Brunello terminaram na 24ª posição depois de completarem a primeira parte da prova em 20min32s6, sendo ultrapassados pelos líderes na segunda metade da prova, o que é eliminatório. Com este resultado, os brasileiros superaram as equipes da Argentina e da Bósnia-Herzegovina. Novamente a Noruega venceu a prova, mas desta vez com a França em segundo e a Alemanha em terceiro.
"Minha experiência de representar o Brasil pela primeira vez em competições de biatlo foi muito especial. Tive a sorte de fazer parte de um grupo muito determinado e acolhedor, o que me fez sentir parte da equipe logo de cara. As competições correram bem no que diz respeito ao tiro, mas infelizmente, devido a uma gripe, não consegui expressar meu melhor nível nos esquis. Apesar disso, estou motivada a me recuperar o mais rápido possível e pronta para dar o meu melhor em janeiro", comentou Gaia Brunello sobre sua primeira competição representando o Brasil.
Fabian Wrona tenta vaga olímpica inédita para o Brasil / Foto: CBDN |
Estreia de Fabian Wrona - 21/12
Outro atleta a fazer sua estreia pelo Brasil foi Fabian Wrona, competindo em provas da Alpencup em Pokljuka, na Eslovênia. No evento, Fabian competiu na categoria Juvenil II em duas provas de Sprint.
Primeiramente, Fabian Wrona ficou na 53ª colocação na primeira prova, disputada no sábado (dia 21/12). O representante brasileiro completou o trajeto em 29min14s3. O vencedor da prova foi o alemão Lukas Tannheimer, com um tempo de 21min39s5. Os alemães Korbinian Kuebler e Clemens Boehme completaram o pódio na segunda e terceira colocação, respectivamente.
Em sua segunda prova pelo Brasil, Fabian Wrona entrou em ação no domingo (dia 22/12) para ficar com a 44ª colocação. Desta vez, o atleta completou o percurso em 25min52s1, superando seu tempo da primeira prova. Novamente Lukas Tannheimer venceu a prova, com Korbinian Kuebler em segundo e Luca Anding, também da Alemanha, em terceiro.
"O Fabian está muito feliz e orgulhoso de representar o Brasil no biatlo e espera poder render muitos frutos ao esporte do país!" disse o pai do jovem atleta.
Todos os atletas mencionados nessa matéria e também Victor Santos sonham em conquistar uma ou mais vagas para o Brasil no biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina d'Ampezzo, que serão realizados em fevereiro de 2026. A melhor e única participação do biatlo brasileiro em olimpíadas ocorreu em 2014, quando Jaqueline Mourão ficou na 76ª posição. Victor, Claudio e Eduarda também competem no esqui cross-country.
0 Comentários