Raul Arboleda/ AFP |
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) bateu o martelo e já decidiu a data que vai escolher a candidata do país a sede dos Jogos Pan-americanos de 2031. Uma assembleia geral extraordinária no dia 29 de janeiro vai decidir entre as candidaturas de São Paulo e a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói. Votarão 33 confederações, 19 atletas e os dois membros brasileiros do COI (Comitê Olímpico Internacional).
O COB tem que entregar à Panam Sports - entidade que rege o esporte pan-americano -até o dia 31 de janeiro sobre quem será a candidatura brasileira - Pela regra, cada país só pode apresentar uma candidatura a sede do Pan. Quem tiver a maioria dos votos, é a vencedora. No momento, a candidatura brasileira é a única concorrente. A anúncio da sede do Pan de 2031 será em agosto de 2025, durante os Jogos Pan-americanos júnior em Assunção, Paraguai.
As duas cidades já tiveram a experiência de sediar os Jogos Pan-americanos: São Paulo sediou os jogos de 1963 enquanto o Rio de Janeiro foi a sede do Pan de 2007.
Zanetti apoia candidatura de São Paulo
O campeã olímpico Arthur Zanetti foi o primeiro a apoiar publicamente a candidatura de São Paulo nas redes sociais. Apesar de ser membro da atual comissão de atletas do COB, ele não é um dos atletas da comissão que tem direito a vota na assembleia geral. Apesar de não poder votar, Zanetti fez questão de mostrar seu apoio da cidade paulista:
" São Paulo. A maior cidade do Brasil. A maior cidade da América Latina. A maior cidade do Hemisfério Sul. A quarta maior cidade do mundo. A megalópole que congrega povos e infinitas culturas e retribui com oportunidade. São Paulo é, também, a casa do esporte olímpico brasileiro. É o maior celeiro de medalhistas olímpicos e mundiais do país. É hora de SP voltar a ser a casa do esporte nas Américas. Eu apoio a realização dos Jogos Pan-americanos 2031 em São Paulo. Existe Pan em SP! " escreveu
0 Comentários