A seleção mista do Brasil está eliminada da United Cup ao ser derrotada pela Alemanha por 3x0, nesse domingo (29). No torneio australiano entre seleções de tênis, os brasileiros acumularam o segundo revés no grupo E, localizado em Perth, na Austrália, após queda para a China, pelo mesmo placar de 3x0, na primeira rodada. Beatriz Haddad Maia, Thiago Monteiro e a dupla de Carol Alves e Rafael Matos entraram em quadra e não converteram vitórias.
|
Foto: Luiz candido/CBT |
No segundo confronto do Brasil na United Cup, torneio entre seleções que abre a temporada 2025 do tênis, realizado na Austrália, a seleção brasileira caiu para a Alemanha por 3x0, repetindo o placar negativo obtido contra a China, na última sexta (27). Nesse domingo (29), o Brasil contou com derrotas de Bia Haddad Maia para Laura Siegemund (6/3 1/6 6/4), Thiago Monteiro para Alexander Zverev (6/4 6/4) e de Alves/Matos para Siegemund/Puetz (7/6 6/4).
A tabela de classificação do grupo E já tem o Brasil como último colocado com duas derrotas e 0-6 na série de jogos disputados. No dia 30/12, Alemanha e China, empatados em primeiro com série positiva de 3-0 e uma vitória para cada, disputam qual seleção avança direto e qual espera resultados para brigar pela vaga de segundo melhor entre os três grupos da cidade de Perth. O Brasil acumula a terceira eliminação precoce na United Cup após quedas na fase de grupos nas edições de 2024 e 2023.
O primeiro jogo do dia, ainda no fim do último sábado (28), foi entre Bia Haddad Maia e a alemã Laura Siegemund. No último confronto entre as duas, pela Billie Jean King Cup, disputada no Brasil, em abril, a germânica venceu por 6/4 6/2. Dessa vez, na United Cup, o jogo foi mais disputado, porém com nova vitória de Laura.
A partida começou com Beatriz abrindo vantagem de 3/1 sobre Laura com três pontos de quebra salvos. Em seguida, a alemã aproveitou queda de ritmo da brasileira e virou a partida com vitória nos cinco games seguintes, levando o placar à 6/3. O segundo set foi a favor da paulista, Haddad Maia abriu 3/1 e fechou o período em 6/1 com set point perdido.
Na parcial final, as tenistas disputaram mais os pontos e alongaram os games, o 3° e o 5° tiveram 11 e 13 bolas usadas, respectivamente. Com o placar em 3/3, Bia e Laura trocaram quebras e o placar parou em 5/4 para Siegemund, que concluiu a vitória ao marcar 6/4 e 2x1.
|
Foto: CBT |
A derrota brasileira foi concedida na vitória do alemão Alexander Zverev sobre Thiago Monteiro por duplo 6/4. As parciais se assemelharam com o germânico quebrando o serviço do cearense no 1° game de cada período e evitando chances de Monteiro de recuperar a desvantagem. O europeu, atual n°2 do mundo, perdeu set point contra Thiago que jogou de forma mais sólida e agressiva do que o jogo apresentado contra Zhizhen Zhang, na estreia.
O jogo de encerramento do dia entre as duplas de Carol Alves e Rafael Matos e os alemães Laura Siegemund e Tim Puetz acabou com vitória europeia por 7/6 6/4. O primeiro set foi muito disputado entre as equipes, Alves/Matos e Siegemund/Puetz trocaram quebras de saque no 2° e 3° games e no 6° e 7°, igualando o placar em 4/4 com saque confirmados da dupla alemã.
A parceria brasileira abriu 6/5 e desperdiçou match point em 40/30, sofrendo empate e ponto decisivo em seguido para os alemães que empataram em 6/6, assim forçando o tie-break. Laura e Tim não aproveitaram três set points, salvaram a segunda oportunidade do Brasil de vencer o set e anotaram 10-8 e 7/6.
O set final iniciou com a dupla brasileira abrindo 2/0 com quebra acima, porém a equipe alemã empatou em 2/2 em seguida. O jogo chegou a ser interrompido por chuva, forçando paralisação para secagem da quadra e fechamento do teto retrátil. A dupla brasileira perdeu chance tripla de furar o serviço de Laura e Tim e os germânicos viraram o game final de 0/30 para 40/30 e 6/4, quebrando Carol e Rafael e anotando 2x0 no placar.
0 Comentários