Foto: Ziao Jiang |
A campeã olímpica de 5.000 m e 10.000 m, a queniana Beatrice Chebet encerrou seu ano em alta ao correr impressionantes 13:54 para quebrar o recorde mundial de 5 km na Cursa dels Nassos, em Barcelona nestaterça-feira (31).
Ao fazer isso, a queniana de 24 anos superou o recorde anterior em 19 segundos. A bicampeã mundial de cross-country, que detém o recorde mundial de 5.000 m em 14:05.92, também se tornou a primeira mulher a bater 14 minutos para a distância em qualquer superfície, pista ou estrada.
A etíope Medina Eisa terminou em segundo, com a marca de 14:23, o tempo mais rápido de todos os tempos para uma atleta sub-20, enquanto a ugandense Belinda Chemutai completou o pódio, com o tempo de 14:36, sua melhor marca.
Após a retirada do desistência do favorito pré-corrida, Thierry Ndikumwenayo, devido a lesão, o título masculino foi para o medalhista de bronze do cross-country sub-20 do Quênia, Matthew Kipkoech Kipruto.
O jovem queniano assumiu o comando da corrida desde o início, cobrindo o primeiro quilômetro em 2:36 para abrir uma vantagem inicial. Kipruto, que venceu no Cinque Mulini no mês passado, diminuiu um pouco o ritmo no segundo quilômetro enquanto o espanhol Abdessadam Oukhelfen e o francês Pierrik Jocteur Monrozier começaram a se aproximar dele.
Kipruti foi cronometrado em 8:02 nos 3km, de colocando-o dois segundos à frente de seus perseguidores. Kipruto manteve seu ritmo nos estágios finais e quase conseguiu segurar uma investida tardia de Monrozier, ambos os atletas cronometraram em 13:28 com Oukhelfen terminando em terceiro (13:30).
0 Comentários