Últimas Notícias

Alemanha leva 5 dos 6 ouros da etapa de Lillehammer da Copa do Mundo de Luge

Pódio individual feminino
Pódio individual feminino / Foto: FIL



Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2024, tivemos a etapa de Lillehammer, Noruega, da Copa do Mundo de Luge 2024-25. Houve disputas individuais masculinas e femininas, além de duplas masculinas, femininas e revezamentos. O Brasil não teve qualquer representação.

Nas duplas femininas onze trenós competiram. Com o tempo total de 1:34.929 as estadunidenses Forgan/Kirkby surpreenderam as favoritas alemãs Degenhardt/Rosenthal e por dezessete milésimos foram superiores, levando o ouro e deixando suas rivais com a prata. As letãs Robezniece/Bogdanova completaram o pódio mais de quatro décimos atrás. Nesta etapa também foi estabelecido pelas alemãs um novo recorde de largada (2.344) e pelas estadunidenses o recorde da pista (47.406). Outras favoritas alemãs, Eitberger/Matschina, sofreram uma queda na primeira descida e não completaram a prova.

Como é a primeira etapa, a classificação geral está assim: Forgan/Kirkby possuem 100 pontos, seguidas por Degenhardt/Rosenthal com 85 e de Robezniece/Bogdanova com 70.

No individual feminino, foram trinta competidoras, das quais apenas as vinte melhores puderam realizar uma segunda descida. A alemã Julia Taubitz bateu o recorde da pista na descida inicial sendo a primeira atleta a abaixar a marca de 47 segundos. A marca de Julia seria melhorada pela estadunidense Emily Sweeney com 46.867 na segunda descida, no entanto, o ouro foi pra Julia com o tempo total somado de 1:33.898, nove centésimos mais rápida que Emily e quinze que a austríaca Lisa Schulte. 

Na classificação geral, Julia possui 100 pontos, Emily 85 e Lisa 70. Importante também dizer que a letã Elina Vitola se casou e agora passa a se chamar Elina Bota. Na corrida, Elina foi a décima terceira.

Nas duplas masculinas dezenove trenós participaram. Os alemães Eggert/Mueller bateram o recorde da pista na primeira descida com 46.807 e nem mesmo o quarto melhor tempo na segunda descida foi capaz de tirá-los da medalha de ouro. Eggert tem agora um novo companheiro, depois de muitos anos ao lado de Benecken. Com o tempo total de 1:33.846 Eggert/Mueller colocaram treze centésimos na frente dos letões Bots/Plume e vinte e dois dos austríacos Steu/Kindl. Curiosamente, tanto Bots quanto Plume se casaram meses atrás. Bots se casou com a atleta Elina.

Na classificação geral Eggert/Mueller possuem 100 pontos ao passo que Bots/Plume têm 85 e Steu/Kindl 70.

No individual masculino assim como no feminino também tivemos trinta atletas dos quais apenas os vinte melhores realizaram uma segunda descida. O estadunidense Tucker West estabeleceu um novo recorde de largada com 4.335 ao passo que o alemão Felix Loch um recorde de pista com 48.371. Apesar disso, foi o alemão Max Langenhan o vencedor com o tempo somado de 1:37.338. O austríaco Wolfgang Kindl foi o segundo por dois centésimos e Felix Loch completou o pódio um décimo atrás.

Max Langenhan chega a 100 pontos na liderança do campeonato que possui ainda Wolfgang Kindl em segundo com 85 pontos e Felix Loch em terceiro com 70.

No revezamento de duplas mistas, modalidade estreante no luge, primeiro desce a dupla masculina e, após a conclusão do trajeto, ainda no trenó, o atleta aperta um botão no alto, na chegada, que libera a descida da dupla feminina. O tempo das duas descidas são somados. Onze times participaram, e o vencedor foi o time alemão formado por Wendl/Arlt e Eitberger/Matschina com 1:44.148. Os letões Bots/Plume e Robezniece/Bogdanova ficaram em segundo quatro décimos atrás e o estadunidense formado por Mueller/Haugsjaa e Forgan/Kirkby em terceiro com mais de meio segundo de diferença pros líderes.

Na classificação geral, foi somado o resultado dos países que possuíam mais de um trenó, dando-os vantagem. A Alemanha aparece em primeiro com 146 pontos, um a mais do que a Letônia e a Itália completa o top-3 com 105 pontos.

O revezamento misto individual, também estreante, funciona de maneira similar ao revezamento de duplas, porém, no revezamento individual é permitido que atletas de diferentes países compitam como um time. Vinte e três times desceram. Desses, o mais rápido foi o time alemão composto por Max Langenhan e Julia Taubitz, os vencedores das etapas individuais. Com 1:45.429 foram mais de dois décimos e meio superiores aos estadunidenses Jonathan Gustafson e Emily Sweeney e mais de três décimos do que seus compatriotas Felix Loch e Merle Fraebel.

A próxima etapa da Copa do Mundo de Luge será realizada em Innsbruck, na Áustria, nos dias 07 e 08 de dezembro de 2024.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar