Foto: Debora Belarmino/CBAt |
O Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, que será realizado de 1 a 3 de novembro, na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, recebeu inscrições de 841 atletas, de 147 clubes e 19 Estados do Brasil mais o Distrito Federal.
Competição de entrada nos eventos nacionais – reúne atletas de 13 a 15 anos –, o torneio tem ingresso gratuito para o público e todas as provas serão transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A Corville, de Joinville (SC), foi a campeã geral do evento em 2023, na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, com 72 pontos. O grande número de clubes no quadro de pontuação (89), com recordes e resultados expressivos, mostrou o equilíbrio da competição e o desenvolvimento do atletismo nacional na categoria. A AECD de Macaé, do Rio, foi a vice-campeã (68 pontos) e a AD Centro Olímpico, de São Paulo, a terceira colocada (65,5).
Na categoria masculina, os primeiros colocados foram Associação Esportiva e Sociocultural Cerro Corá-RN (64 pontos), Corville-SC (59) e AD Centro Olímpico-SP (42). No feminino, os três primeiros foram AECD Macaé-RJ (66), Russas-CE (48) e USIPA-MG (45).
Os melhores atletas do Brasileiro Sub-16 em 2023 foram Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPMP-SP), campeã dos 80 m com barreiras e dos 300 m com barreiras, e Diogo Kauã Batista Gomes (ASPA-PB), campeão dos 75 e dos 250 m.
O treinador Alexandre Moratto, responsável pela AD Centro Olímpico, confirmou que a equipe, que tem um bom trabalho de formação no Brasil, terá 23 atletas na Paraíba. "Dentre eles, temos destaques como João Vitor Ribeiro Gazola, no pentatlo e nos 100 m com barreiras, e Emilly Yasmin Nogueira Gonçalves, no salto com vara. Sabemos que nessa categoria é muito difícil prever colocações por equipes mas, estamos com uma boa equipe para ficar entre os primeiros", afirmou Moratto.
0 Comentários