![]() |
Foto: CBT |
O Time Brasil ficou com o vice-campeonato do ITF World Junior Tennis Finals ao ser superado, neste sábado (10), pelos Estados Unidos. Mesmo assim, a equipe formada por Livas Damazio, Henrique Vialle e Thiago Santana conquistou um feito inédito ao colocar o Brasil pela primeira vez na final do Mundial de 14 anos. Com 100% de aproveitamento, o Time Brasil também conquistou, neste sábado (10), o título do Sul-Americano de 16 anos no masculino e no feminino. Na final, em Lima, no Peru, os meninos venceram o Paraguai, por 2 a 0, enquanto as meninas derrotaram o Chile pelo mesmo placar.
O confronto contra os Estados Unidos foi bastante disputado. Henrique Vialle abriu a decisão enfrentando Jordan Lee e acabou perdendo a partida por 6/3 6/4. Depois, Livas Damazio chegou a vencer o primeiro set contra Michael Antonius, mas não segurou a vantagem e a partida foi decidida no terceiro set, com vitória do norte-americano por 4/6 7/6 6/2.
“Não é fácil aceitar a derrota, porque queríamos ser campeões e fizemos um confronto duro contra os Estados Unidos, de mais de cinco horas. Mas temos muito a comemorar. Foi uma campanha histórica e isso nos mostra que estamos no caminho certo, que o trabalho vem sendo bem feito pela CBT em todas as frentes”, destacou o capitão Ivan Cressoni.
Confira os resultados da final
Time Brasil 0 x 2 Estados Unidos
Jordan Lee (EUA) d. Henrique Vialle (BRA) – 6/3 6/4
Michael Antonius (EUA) d. Livas Damazio (BRA) – 4/6 7/6 6/2
Sul-Americano sub-16
No dia anterior (9) aos títulos no Sul-Americano sub-16, as duas equipes - masculina e feminina do Brasil - já haviam garantido a vaga antecipada para a Copa Davis Júnior e para a Billie Jean King Cup Junior, que serão disputadas em novembro, em Antália, na Turquia.
Para coroar a campanha do masculino no Sul-Americano, na decisão contra o Paraguai, Leonardo Storck venceu Alvaro Frutos, por duplo 6/4, enquanto Pedro Dietrich derrotou Cayo Narvaez, por 6/4 6/0.
“Missão cumprida, tanto com a conquista do título quanto com a vaga para a Copa Davis”, comemorou o capitão da equipe masculina. “Em relação ao jogo de hoje, os meninos tiveram uma atuação muito consistente, apresentaram um bom nível de tênis e executaram muito bem o plano de jogo”, acrescentou.
No feminino, Nauhany Silva garantiu o primeiro ponto contra o Chile no confronto, ao bater Camila Rodero, 6/4 6/2. Pietra Rivoli selou a vitória brasileira ao anotar 7/6(5) 6/1 sobre Agustina Soto.
“Estamos muito felizes com a conquista aqui em Lima. Na final, as meninas entraram muito bem. A Nauhany foi muito agressiva de fundo e se impôs durante todo o jogo, e a Pietra saiu atrás e depois conseguiu achar sua consistência dentro do jogo”, afirmou Haroldo Zwetsch, capitão da equipe feminina.
Confira os resultados das finais:
Masculino
Time Brasil 2 x 0 Paraguai
Leonardo Storck (BRA) d. Alvaro Frutos (PAR) – 6/4 6/4
Pedro Dietrich (BRA) d. Cayo Narvaez (PAR) – 6/4 6/0
Feminino
Time Brasil 2 x 0 Chile
Nauhany Silva (BRA) d. Camila Rodero (CHI) – 6/4 6/2
Pietra Rivoli (BRA) d. Agustina Soto (CHI) – 7/6(5) 6/1
0 Comentários