Desde o encerramento de Paris-2024, muitos começaram a se perguntar: quem ganhou as medalhas nas modalidades e provas em que os russos conquistaram em Tóquio-2020? Pois bem, viemos trazer com detalhes os maiores beneficiados pela ausência de russos nos Jogos de Paris. Em primeiro lugar, precisamos relembrar que nas Olimpíadas de Tóquio, a Rússia não pôde usar bandeira e hino, e nem o seu nome, os atletas russos foram denominados como ROC (Comitê Olímpico Russo) pelo escândalo de dopping. Apesar dessas restrições, a nata dos atletas russos competiram e tiveram boa participação, ocupando a quinta colocação no quadro geral de medalhas com 20 ouros, 28 pratas e 23 bronzes, totalizando 71 medalhas.
Já em Paris, a imensa maioria dos atletas russos foram impedidos de participar pela questão da Guerra entre Rússia e Ucrânia. Apenas alguns poucos competidores em provas individuais foram liberados a participar dos Jogos de 2024 sob a bandeira AIN (Atletas Neutros Individuais) e tinham que seguir alguns critérios, como: não apoiar ativamente a Guerra e nem ter sido contratados como militares ou agentes de segurança. Vale lembrar que os atletas de Belarus - 1 ouro, 3 pratas e 3 bronzes em Tóquio - também foram impedidos de participar e entraram como AIN, juntamente com os coirmãos russos. Os AIN, entre russos e bielorrussos, conquistaram em Paris 4 medalhas, 1 de ouro e 3 de prata.
Medalhistas russos sendo recebidos após os Jogos de Tóquio-2020 (Foto; Evgenia Novozhenina/Reuters) |
Os esportes em que os russos mais conquistaram medalhas em Tóquio-2020, foram com esportes desde sempre muito tradicionais do país. Os recordistas de medalhas foram: Ginástica Artística (8 no total e 2 de ouro) e Ginástica Rítmica (2 pratas); Wrestling, com um incrível número de 4 ouros e 8 ao todo; a Esgrima com 8 medalhas no total, sendo 3 de ouro; o Tiro Esportivo com 8 medalhas, sendo 2 de ouro; e o Boxe com um total de 6, sendo 1 de ouro.
Somente neste recorte, os maiores beneficiados, foram:
- Ginástica Artística e Rítmica: Estados Unidos com 1 ouro e 1 bronze, e a China com 1 prata e 2 bronzes;
- Wrestling: Irã com 1 ouro e 1 bronze, além de Uzbequistão, Bahrein e Japão com 1 ouro cada;
- Esgrima: Estados Unidos e França com 1 ouro e 1 prata cada;
- Tiro Esportivo: Coreia do Sul com 2 ouros;
- Boxe: Uzbequistão com 1 ouro.
Quadro de medalhas de Paris sem a Rússia nas modalidades em que venceu em Tóquio. Foto: Surto Olímpico. |
0 Comentários