A Espanha, atual campeã mundial, não teve vida fácil e precisou dos pênaltis para superar a Colômbia e avançar para a semifinal da disputa feminina do futebol nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A partida realizada em Lyon terminou em 2 a 2 no tempo normal e foi vencida pelas espanholas em 4-2 nas penalidades. A Espanha aguarda Brasil ou França para o confronto de semifinal.
A seleção espanhola venceu as suas três partidas no Grupo C na primeira fase da competição e chegou para as quartas de finais com 100% de aproveitamento, superando o Japão na estreia por 2 a 1, seguida por uma vitória magra sobre a Nigéria em 1 a 0 e fechou a fase de grupos com um triunfo tranquilo sobre o Brasil, por 2 a 0, mesmo poupando algumas titulares.
Já a Colômbia foi a terceira colocada no grupo A e classificou por ter uma das melhores campanhas na fase de grupos, vencendo a sua partida contra a Nova Zelândia por 2 a 0 e acumulando derrotas em 3-2 para a França na estreia e por 1 a 0 para o Canadá no encerramento da primeira fase.
No primeiro tempo do jogo de hoje, apesar da pressão espanhola e seu maior controle da posse de bola, foram as colombianas que desceram para o vestiário com vantagem no placar. Em um contra-ataque rápido, Mayra Ramírez saiu cara a cara com a goleira Cata Coll e bateu colocado para abrir o placar, logo aos 11 minutos de jogo.
A partir daí coube à seleção da Colômbia segurar a pressão da Espanha e sair nos contragolpes, como o que resultou no segundo gol. Aos 6 minutos do segundo tempo, Leicy Santos aproveitou o rebote no chute de Linda Caicedo e marcou o segundo gol colombiano, no que parecia encaminhar a vaga da equipe sul-americana.
Aos 31 minutos da etapa final, a Colômbia teve a bola do jogo e perdeu o gol com Ramirez cara a cara com a goleira espanhola, que defendeu com os pés e manteve a Espanha viva no confronto. Dois minutos depois, em uma bola levantada na área, a goleira da Colômbia saiu mal do gol e a bola sobrou para Hermoso diminuir o placar e dar novo ânimo ao time.
A seleção da Espanha pressionou e conseguiu chegar ao empate aos 51 minutos, com a zagueira Paredes sozinha dentro da área empurrando para o gol e levando o jogo para a prorrogação. Nos 30 minutos seguintes as equipes se preocuparam mais em não levar gol e, mesmo a Espanha, pouco conseguiu criar situações de perigo até o apito final da árbitra que decretou a decisão por pênaltis.
Nas penalidades máximas, a Colômbia sentiu o peso de correr por 120 minutos atrás das campeãs mundiais e a perna pareceu ter pesado, errando duas cobranças e deixando o caminho livre para as espanholas avançarem com um 4-2, após converter todas as suas cobranças.
Apesar do susto, a Espanha avança e vai como favorita para as semifinais, em que terá pela frente a equipe vencedora entre Brasil e França na partida que acontece logo mais às 16h.
0 Comentários