Faltam apenas 2 dias para os Jogos Olímpicos de Paris! E vamos falar de um personagem com uma história gloriosa: o saltador bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva!!
Nome: Adhemar Ferreira da Silva
Local e data de Nascimento: São Paulo (SP), 29 de setembro de 1927
Local e data de morte: São Paulo (SP), 12 de janeiro de 2001
Olimpíadas:
- Londres 1948 - 8º no salto triplo
- Helsinque 1952 - medalha de ouro no salto triplo
- Melbourne 1956 - medalha de ouro no salto triplo
- Roma 1960 - 14º no salto triplo
Principais conquistas
- Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1951, 1955 e 1959
- Medalha de Ouro no salto triplo do sul-americano de Atletismo em 1952, 1954 e 1958
- Medalha de Prata no 4x400m do sul-americano de Atletismo da América do Sul de 1956
- Medalha de Bronze no salto triplo do sul-americano de Atletismo de 1949
- Medalha de Ouro no salto triplo dos Jogos Ibero-Americanos de 1960
- Medalha de Bronze no salto em distância dos Jogos Ibero-Americanos de 1960
Você sabia?
- Adhemar começou a competir em 1947. Nesse ano, conversando com José Márcio Cato, da equipe de atletismo do São Paulo, ele gostou da sonoridade da palavra atleta e resolveu começar a praticar o esporte defendendo a camisa do São Paulo Futebol Clube.
- Em 30 de setembro de 1951, marcou 16,01 m no Rio de Janeiro, tornando-se recordista absoluto e primeiro atleta na modalidade a passar dos 16 m.
- No ano de 1955, o esportista chegou para a equipe de atletismo do Vasco . Além de treinar na pista de atletismo que circundava o campo, Adhemar também estudava na Escola de Educação Física do Exército e trabalhava no jornal Última Hora.
- Em 1956, foi ator na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes e no filme franco-italiano Orfeu Negro, de 1959, feito a partir do texto teatral, que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro e a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
- Adhemar tinha facilidade em aprender idiomas. durante sua vida, ele falaria fluentemente inglês e francês, mas também russo, tcheco, alemão, italiano, japonês, espanhol e até finlandês.
- Adhemar é creditado como o inventor da volta olímpica do atletismo, após dar a volta no estádio acenando para o público que insistentemente o aplaudia
- Em 2012, foi incluído no Hall da fama da World Athletics, primeiro brasileiro a conseguir tal feito.
- O São Paulo Futebol Clube mantém duas estrelas douradas em seu escudo em homenagem aos dois recordes mundiais que Adhemar bateu enquanto atuava pelo clube.
- O outro clube que Adhemar representou em sua carreira foi o Vasco da Gama ,onde foi bi olímpico e encerrou a carreira em 1960.
- Adhemar foi adido cultural na embaixada brasileira em Laos, Nigéria, nos anos de 1964 e 1967.
- Adhemar foi Escultor formado pela Escola Técnica Federal de São Paulo (1948), também se formou em Educação Física na Escola do Exército, Direito na Universidade do Brasil (1968) e Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social Casper Libero (1990).
- Adhemar entregou os prêmios de vencedores da São Silvestre de 2000 em sua última aparição pública
- morreu doze dias depois, de uma parada cardiorrespiratória
- Adhemar batiza o prêmio do COB dado ao conjunto da obra de um ex-atleta representando o Brasil.
- Em 2023 foi incluído no livro de heróis e heroínas da pátria do senado federal
0 Comentários