Últimas Notícias

Parada das Nações - República Dominicana




Sigla: DOM

Medalhas na história: Ouro: 3 | Prata: 5 | Bronze: 4 | Total: 12

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 3 | Bronze: 2 | Total: 5

Primeira Participação olímpica – Tóquio 1964

Maior medalhista olímpico – Félix Sanchez (Atletismo), dois ouros




O país localizado no Caribe,  a República Dominicana disputou os Jogos Olímpicos pela primeira vez em Tóquio 1964, quando Alberto Torres de la Mota, o"El Gringo", foi o único representante do país disputando os 100m rasos no atletismo. Desde então, os dominicanos estiveram em todas as edições. 


A primeira medalha da República Dominicana veio em Los Angeles-1984, com Pedro Nolasco, bronze no peso galo do boxe. Já o primeiro ouro veio vinte anos depois com Félix Sanchez nos 400m metros com barreiras, ouro que se repetiu oito anos depois em Londres-2012, tornando Félix o maior medalhista olímpico do país.

Sanchez após o ouro nos 400m com barreiras em Londres 2012/Foto: Divulgação

A edição com mais medalhas foi a última, em Tóquio 2020, com 5 medalhas., três pratas e dois bronzes. E a olimpíada no Japão também teve a maior delegação dominicana em olimpíadas, com 63 atletas em 11 modalidades.

Em Paris 2024, o país já tem 48 atletas classificados em 10 modalidades até o momento.




Esportes fortes


Atletismo – Dois dos três ouros dominicanos vieram do atletismo, com Felix Sanchez com 400m com barreiras. Em Tóquio, a modalidade deu duas pratas para o país, com destaque para Marileidy Paulino.

Levantamento de Pesos – O país levou uma prata e um bronze em Tóquio, e Crismery Santana, que ganhou um bronze no Japão, está novamente presente em Paris.

FIVB/Divulgação



Vôlei - A República Dominicana tem uma forte seleção no feminino, que é comandada pelo brasileiro Marcos Kwiek, e que já garantiu vaga em Paris indo para sua segunda olimpíada seguida - a quarta olimpíada no total - e espera melhorar seu desempenho em relação à Tóquio, quando caiu nas quartas de final


Atletas
Marileidy após vencer o Mundial em 2023 nos 400m/Foto: Divulgação


Marileidy Paulino (Atletismo) - Ganhadora de duas pratas em Tóquio, Marileidy foi campeã mundial no 400m e no 4x400m mistos em 2023 atualmente é o principal nome do esporte dominicano, e ela brigará para levar o ouro na França quem sabe em mais de uma prova.

Crismery Santana (Levantamento de pesos) - bronze em Tóquio na categoria até 87kg, Crismery subiu de categoria para o ciclo de Paris, mas não conseguiu bons resultados a nivel mundial. No máximo um bronze no Pan-americano de 2022 e outro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Brayelin Martinez (vôlei) - Um dos principais nomes da seleção dominicana, os pontos de Brayelin serão fundamentais para a seleção feminina almejar voos mais altos em Paris. menções também para Bethania de La Cruz e Brenda Castillo, outros ícones desta seleção

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar