Últimas Notícias

Com potes definidos, Paris 2024 pode ter “Grupo da Morte” no vôlei feminino

O bom desempenho na VNL garantiu o Brasil como cabeça de chave do sorteio para Paris 2024. - Foto: Volleyballworld
 


A fase classificatória da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL) 2024 foi encerrada na manhã deste domingo (16) e com ela a confirmação das seleções classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 pelo ranking mundial. A configuração final dos potes, para o sorteio dos grupos na olimpíada, podem gerar os chamados “Grupos da Morte” em que equipes favoritas acabam se enfrentando na primeira fase.

 

A última vaga olímpica foi definida com a classificação dos Países Baixos, que superaram o Canadá e carimbaram o passaporte para Paris. Além disso, nas duas últimas partidas a mudança de posição entre as equipes líderes no ranking mundial alterou a formatação das cabeças de chave, com a Turquia saindo do topo do ranking para a terceira posição e consequentemente mudando de pote no sorteio.

 

A competição em Paris terá 12 equipes divididas em três grupos, cada um com quatro participantes. Classificam-se os dois primeiros colocados de cada grupo além das duas melhores equipes que ficarem na terceira posição, compondo assim as quartas de finais, em jogo eliminatório até as disputas por medalhas.

 

Por ser a anfitriã dos Jogos 2024, a França está garantida na posição 1 do grupo A, enquanto o Brasil estará na posição 1 do grupo B, por ser líder do ranking mundial e a Itália fica na posição 1 do grupo C, como a vice-líder do ranking. Na sequência, o sorteio indicará uma equipe de cada pote para compor os grupos, no tradicional formato serpentina, iniciando com os países do pote 3, pote 2 e fechando com os países do pote 1.

 

O pote 1 será formado pelas equipes melhores colocadas do ranking até o fechamento da fase de classificação da VNL 2024, sendo Turquia, Polônia e Estados Unidos os seus componentes. No pote 2 teremos China, Japão e Países Baixos e no Pote 3 teremos Sérvia, República Dominicana e Quênia que ficou com a vaga do continente africano.

 

Nessas condições, é possível e até provável que tenhamos um grupos com alguns dos favoritos se enfrentando já na primeira fase da competição olímpica. O Brasil, por exemplo, pode ter um grupo formado por Estados Unidos, China e Sérvia logo na fase de classificação, situação parecida seria com um grupo em que a Itália teria pela frente Turquia, China e Sérvia.

 

O sorteio dos grupos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 está marcado para a próxima quarta feira (19), às 08h e terá transmissão dos canais Sportv e da FIVB (Federação Internacional de Voleibol).


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar