Últimas Notícias

COB detalha histórias e curiosidades em séries especiais para Paris 2024

COB detalha histórias e curiosidades em séries especiais para os Jogos Olímpicos Paris 2024
Foto: Divulgação/COB





São centenas de caminhos que levam até a França. E, no aquecimento para os Jogos Olímpicos Paris 2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) traz alguns deles em oito séries de especiais audiovisuais. Em diferentes formatos, vamos mostrar as histórias de quem vai buscar o pódio nos Jogos, além de outras que moldam o esporte olímpico brasileiro.

Serão oito séries, com diferentes focos e formatos: “ABC Olímpico”, “Momentum”, “OlímpicaMente”, “Treinadores de Ouro”, “A minha vez”, “Origens”, “Gente Olímpica” e “Vida de Atleta”. Ao final da matéria, detalhamos cada uma delas.

Na série "Gente Olímpica", por exemplo, Tino Marcos, que participou das principais coberturas esportivas das últimas décadas pela TV Globo, focou em atletas e equipes com chances de subir ao pódio em Paris. Ao lado do time de comunicação do COB, porém, fugiu dos nomes mais óbvios.

Serão seis episódios, com duração de 10 minutos cada. Os nomes escolhidos foram a seleção de conjunto da ginástica rítmica; Caio Bonfim, da marcha atlética; Beatriz Souza, do judô; Ana Sátila, da canoagem; Duda Lisboa e Ana Patrícia, do vôlei de praia; e Marcus Vinícius D’Almeida, do tiro com arco. Todos com diversas conquistas neste ciclo olímpico, mas que ainda sonham com mais.

“Acho que a principal característica da série é abordar atletas e equipes que não são meras obviedades de medalhas, de favoritismo. Alguém cuja expectativa é sempre muito alta, como Rebeca Andrade. São atletas e equipes que nunca foram medalhistas, mas que têm tudo para serem. Pessoas e equipes que estão muito bem ranqueadas, cotadas e que fizeram um ótimo ciclo olímpico, ótimos Mundiais”, disse Tino.

Há, também, outros formatos. "OlímpicaMente" é uma websérie que mergulha na cabeça dos atletas olímpicos. Vamos revelar as emoções, os desafios mentais e as histórias pessoais por trás de suas conquistas de suas medalhas. Cada episódio acompanha um atleta diferente, oferecendo uma visão específica de sua jornada rumo ao pódio olímpico. Hebert Conceição (boxe), Natália Falavigna (taekwondo), Claudinei Quirino (atletismo) e Torben Grael (vela) contam o que passa pela cabeça de um medalhista ao fincar seu nome na história do esporte.

“ABC Olímpico”, por outro lado, detalha cada um dos esportes olímpicos. Em formato de animação, cada uma das modalidades é explicada de um jeito claro e divertido. Serão vídeos com cerca de dois minutos com as principais regras e as histórias dos esportes.

"Momentum" é uma volta ao passado, a um instante icônico da carreira de três grandes atletas olímpicas. Mari Steinbrecher relembra os 37 pontos na dolorosa derrota para a Rússia na semifinal do vôlei feminino em Atenas 2004; Daiane dos Santos recorda o momento em que eternizou o movimento que leva seu nome; e Rafaela Silva revive a tensão pela confirmação do waza-ari na final olímpica antes da alegria na comemoração do ouro em casa na Rio 2016.

A série "Origens" mostra de onde vieram e quais pessoas ajudaram a moldar a vida e as carreiras de Tota Magalhães, do ciclismo, Mafe Costa, da natação, e os irmãos Alan e Darlan, da seleção masculina de vôlei, todos com vaga garantida nos Jogos de Paris. 

Já a série “Treinadores de ouro” mostra a trajetória de vida de cinco técnicos de diferentes modalidades do Time Brasil que fizeram e continuam fazendo a diferença na mudança de patamar de seus respectivos esportes: Camila Ferezin, da Ginástica Rítmica, Mateus Alves, do boxe, Letícia Pessoa, do vôlei de praia, Francisco Porath, da Ginástica Artística, e Paulo Souza, do remo.

No projeto “A minha vez” é hora de falarmos sobre atletas brasileiros que estão se encaminhando para a sua primeira participação olímpica. Carol Solberg, do vôlei de praia, e Guilherme Caribé, da natação, e Renan Gallina, do atletismo, contam suas trajetórias de sacrifícios para chegarem ao sonho de competir nos Jogos Olímpicos. 

Para fechar, “Vida de Atleta”. A websérie vai mostrar o dia a dia de cinco dos principais nomes do Time Brasil na capital francesa: Rayssa Leal, do skate; Filipe Toledo, do surfe; Alison dos Santos, do atletismo; Hugo Calderano, do tênis de mesa; e Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, vão detalhar a preparação para a disputa mais importante do ciclo.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar