Últimas Notícias

China nomeia equipe de natação para as Olimpíadas de Paris em meio a polêmica de doping

China nomeia equipe de natação para as Olimpíadas de Paris em meio a polêmica de doping
Foto: Andy Chua

A China anunciou na terça-feira uma equipe de natação com 31 membros para os Jogos de Paris, incluindo seis medalhistas de ouro olímpicos, enquanto uma revisão de um caso de doping envolvendo nadadores do país antes dos Jogos de Tóquio em 2021 continua.

A equipe da China para Paris inclui a campeã olímpica dos 200m borboleta feminino Zhang Yufei e o vencedor dos 200m medley individual masculino Wang Shun. A equipe também conta com o recordista mundial dos 100m livre masculino Pan Zhanle e o campeão mundial dos 100m e 200m peito Qin Haiyang.

Em abril, a Agência Mundial Antidoping (WADA) anunciou que enviaria uma equipe de conformidade à China para avaliar o programa antidoping do país, após confirmar relatos da mídia de que 23 nadadores haviam testado positivo para uma substância proibida antes de Tóquio.

A China absolveu os nadadores de qualquer irregularidade antes dos Jogos de 2020, decidindo que os testes positivos foram resultado de exposição inadvertida à substância proibida por contaminação, e a WADA aceitou essa conclusão.

A condução do caso gerou críticas de autoridades nacionais antidoping e de vários nadadores de destaque, que disseram que isso minou a confiança no sistema antidoping global.

A americana Katie Ledecky, sete vezes medalhista de ouro olímpica, disse em uma entrevista para a TV no mês passado que a fé no sistema antidoping estava "em um ponto mais baixo de todos os tempos".

"É difícil ir para Paris sabendo que vamos competir contra alguns desses atletas", afirmou ela.

A WADA defendeu vigorosamente seus processos antes de anunciar que lançaria a revisão independente.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar