Últimas Notícias

Ucrânia confirma participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024


Ucrânia confirma participação nos Jogos Olímpicos de Paris
Foto:Mike Blake/Reuters

A Ucrânia enviará uma equipe de atletas aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 este ano, apesar da guerra em curso com a Rússia, conforme anunciado pelo ministro dos Esportes, Matviy Bidnyi, em Kiev, na segunda-feira.


O anúncio oficial foi feito no site do Ministério da Juventude e Desportos. "Estes jogos são de particular importância para a Ucrânia, pois são uma oportunidade de mostrar ao mundo a nossa vontade e força de espírito. O slogan da Ucrânia nos Jogos Olímpicos: "A Vontade de Vencer", diz o comunicado. Bidnyi disse que a Ucrânia tinha já obteve uma vitória desde que a Rússia foi suspensa do movimento olímpico após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.


Vadym Gutzeit, presidente do Comitê Olímpico Ucraniano, disse que a viagem até os Jogos, que acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto, foi uma mensagem importante. “Já é uma vitória podermos participar em condições de invasão. Os atletas se prepararam para os Jogos sob o uso de foguetes e bombas”, disse.


A maioria dos atletas ucranianos treina fora do país antes das Olimpíadas. Atletas russos e bielorrussos só podem participar dos Jogos de Paris como neutros, sem bandeiras ou hinos nacionais. O Comité Olímpico Internacional (COI) e várias federações desportivas querem garantir que os atletas que apoiaram a invasão russa não sejam autorizados a participar.


A Ucrânia forneceu documentação sobre atletas russos e bielorrussos para apoiar decisões a este respeito. Estas disposições abriram caminho à participação da Ucrânia e o anúncio de segunda-feira constitui uma confirmação formal.


Desde que a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia começou, os atletas ucranianos enfrentaram repetidamente adversários russos e bielorrussos em competições desportivas como o ténis. Na maioria dos casos, os atletas ucranianos recusaram-se a cumprimentar os seus adversários no final da partida.


No início deste mês, o Comité Olímpico Ucraniano emitiu recomendações aos seus atletas , aconselhando-os a evitar, tanto quanto possível, reuniões e fotografias com atletas russos e bielorrussos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar