O judô brasileiro se despediu do Grand Slam de Duchambe, no Tajiquistão, com nenhum de seus dez atletas chegando na disputa do bloco final da competição, terminando o torneio sem conquistar medalhas. Marcelo Gomes foi o único brasileiro a lutar na madrugada deste domingo (05), e ficou com a sétima colocação na categoria 90kg, encerrando a participação brasileira no torneio.
O Grand Slam de Duchambe foi o penúltimo evento deste porte antes do fechamento do ranking olímpico, classificatório para os Jogos de Paris 2024. Depois do Tadjiquistão, parte da delegação seguirá para o Cazaquistão para a disputa do último Grand Slam da corrida olímpica, em Astana. O Brasil ainda busca vaga olímpica em quatro categorias.
Na disputa de hoje, Marcelo Gomes competiu na categoria 90kg e chegou perto da disputa por medalhas. Ele venceu a sua luta de estreia contra o sul-coreano Donghan Gwak e na sequência superou Azizbek Avazmuradov, do Uzbequistão, garantindo presença nas quartas de finais, em que teria pela frente o atleta da casa Muhammadjon Abdujalilzoda.
No combate contra o atleta do Tajisquistão, Marcelo acabou superado e não avançou para a semifinal, tendo pela frente um duelo na repescagem contra o sérvio Nemanja Majdov. Na luta que valia um lugar na disputa pelo bronze, o brasileiro foi novamente superado, terminando na sétima colocação, igualando Luana Carvalho como melhores atletas do país em Duchambe.
A CBJ já anunciou 10 convocados para os Jogos de Paris: Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Willian Lima (66kg), Daniel Cargnin (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg). Os próximos que entrarem na zona de ranqueamento serão confirmados após o Campeonato Mundial de Abu Dhabi, em maio, que encerra a corrida olímpica do judô.
0 Comentários