Últimas Notícias

Faltam 69 dias para Paris 2024, hoje falamos sobre o boxeador medalhista olímpico Esquiva Falcão





Faltam 69 dias para os Jogos Olímpicos de Paris! E o personagem de hoje de nossa contagem regressiva é o primeiro brasileiro a ter conquistado a prata olímpica no boxe.

Nome: Esquiva Falcão Florentino

Local e data de Nascimento:Vitória (ES), 12 de dezembro de 1989

Olimpíadas:

  • Londres 2012 - Medalha de prata no boxe, peso médio

Principais conquistas:



  • Prata olímpica em Londres 2012
  • Bronze no Campeonato Mundial de Boxe Amador em 2011
  • Bronze nos jogos Sul-Americanos em 2010


Faltam 69 dias para Paris 2024, Hoje falamos sobre o boxeador medalhista olímpico em Londres, Esquiva Falcão
Foto:Scott Taestech

Você sabia?



  • Esquiva é filho do ex-pugilista Adegar Florentino, mais conhecido como Touro Moreno e começou a treinar com o pai em bananeiras plantadas no quintal de casa
  • Nascido para o boxe, ele recebeu o nome de Esquiva por seu pai, para que pudesse receber instruções durante a luta.
  • Com 13 anos, Esquiva se mudou para o interior de São Paulo onde treinou com Servílio de Oliveira, primeiro brasileiro medalhista olímpico no boxe com o bronze nos Jogos Olímpicos do México em 1968
  • Aos 17 anos, sem muitas perspectivas financeiras, Esquiva voltou para Bahia e acabou trabalhando para o tráfico de drogas, mas em entrevista ao uol, revelou que um dos próprios traficantes o tirou de lá e mandou ele voltar para o boxe.
  • Esquiva se destacou no cenário do boxe em 2011, quando conquistou o bronze no mundial de boxe e se classificou para Londres
  • Na final olímpica, Esquiva enfrentou o japonês Ryota Murata, onde perdeu por apenas 1 ponto, devido à uma punição no último round, que tirou 2 pontos de Esquiva, que suspeita até hoje de favorecimento ao boxeador japonês na luta
  • Esquiva foi o porta-bandeira da cerimônia de encerramento em Londres e passou por um momento (hoje) engraçado: ele se perdeu da delegação brasileira e quase não entra com a medalha. A ação toda foi filmada e postada na internet pelo cantor Seu Jorge, que estava lá para se representar o Rio de Janeiro no encerramento em Londres.
  • Esquiva já anunciou a venda da sua medalha para pagar despesas quando teve dificuldades financeiras, mas acabou desistindo depois de ganhar apoio e patrocínios.
  • Esquiva possui 30 Vitórias (20 por nocaute) e uma derrota em suas lutas como profissional. Esta sua única derrota foi justamente na disputa do título mundial, em agosto de 2023 e não lutou desde então.



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar