Últimas Notícias

Persistem dúvidas sobre a participação do Afeganistão em Paris 2024

Persistem dúvidas sobre a participação do Afeganistão em Paris 2024
Foto:Reprodução/Inside The Game

A liderança talibã foi derrubada pouco mais de um ano depois, quando os Estados Unidos invadiram em resposta aos ataques terroristas de 11 de Setembro na cidade de Nova Iorque e noutros locais do continente americano. Após quase 20 anos de insurgência, o grupo islâmico de linha dura regressou ao poder em agosto de 2021.


Seguiu-se uma repressão imediata aos direitos das mulheres, incluindo o acesso ao desporto. Vários atletas fugiram do país para continuarem a perseguir as suas ambições atléticas. Hashimi e sua irmã Yulduz escaparam para a Itália com a ajuda da ex-campeã mundial de corridas de rua, Alessandra Cappellotto.


Fariba Hashimi venceu o Campeonato Afegão Feminino de Estrada em outubro de 2022, realizado em Aigle, na Suíça, com seu irmão ficando em segundo lugar.


Apesar de tudo isto, o Afeganistão prometeu enviar atletas femininas para os Jogos Asiáticos do ano passado, bem como para Paris 2024 . Quinze dos 83 times do Afeganistão em Hangzhou eram mulheres, com 12 no time de vôlei, além da duas vezes velocista olímpica Kamia Yousufi e das irmãs Hashimi.


O Comité Olímpico Internacional (COI) já tinha pedido ao Governo controlado pelos talibãs que fizesse “progressos significativos” para reverter as restrições ao desporto impostas às mulheres e raparigas que “são contrárias aos valores olímpicos de não discriminação, inclusão e respeito”.


Em Março, um comunicado divulgado pelo Conselho Executivo do COI confirmou “o objectivo de ter uma equipa afegã com equilíbrio de género nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”.


E continuou: "O COI tem mantido um diálogo contínuo com o CON afegão e as autoridades desportivas afegãs com o objetivo de reverter as atuais restrições ao acesso ao desporto para mulheres e meninas no Afeganistão. Ao mesmo tempo, os atletas afegãos, em particular as mulheres atletas, têm beneficiado regularmente do apoio do COI/Solidariedade Olímpica para representar o seu país em competições desportivas internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos.


“Tudo está sendo feito, com o CON afegão e as federações internacionais envolvidas, para garantir que o CON afegão possa enviar uma equipe mista para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.”


Quatro anos após a proibição de Sydney em 2000, a judoca Friba Rezayee se tornou a primeira mulher olímpica do país, junto com a velocista Masoud Azizi.


No mês passado, Rezayee disse que o país deveria ser banido de Paris 2024 devido aos maus tratos às mulheres pelo Taleban. Ela também sugeriu que as mulheres afegãs fossem aos Jogos como parte da Equipe Olímpica de Refugiados (ORT) do COI, seguindo os passos do ciclista Masomah Ali Zada ​​em Tóquio 2020.


Um obstáculo potencial à ideia de Rezayee é que os atletas atualmente só podem ser elegíveis para competir no ORT se o seu estatuto de refugiado for confirmado pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados.


Yousufi, também conhecido como Kimia Yousofi, que foi um dos porta-bandeiras do Afeganistão em Tóquio 2020, fugiu para o Irã semanas depois, quando o Taleban retomou o poder. Ela se mudou para a Austrália em agosto de 2022 , graças à campanha do Comitê Olímpico Australiano, e espera competir em uma terceira Olimpíada.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar