Últimas Notícias

Parada das Nações - Líbano



Sigla: LBN

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 2 | Bronze: 2 | Total: 4

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Londres 1948

Maior medalhista olímpico – Mohamed Kheir Tarabulsi (levantamento de pesos) e Zakaria Chihab (Wrestling) com 1 prata


A nação asiática que leva uma bandeira branca com listras vermelhas e um cedro verde no meio é o país desta semana na Parada das Nações, o Líbano compete desde 1948, em Londres, Inglaterra, com abstenção nos jogos de 1956, em Melbourne, Austrália em apoio ao Egito por conta da Crise de Suez. A nação já conquistou quatro medalhas ao todo, mas nunca subiu ao topo do pódio, ganhando duas pratas e dois bronzes, mas vem em um longo jejum de medalhas que já dura 44 anos.

PARADA DAS NAÇÕES - LETÔNIA

PARADA DAS NAÇÕES - GUATEMALA (EXTRA)

As delegações libanesas flutuaram muito durante as participações do país nos jogos, a maior convocação até hoje foi em Los Angeles, EUA, em 1984 com 22 atletas. Em Tóquio, no Japão, o Líbano classificou seis atletas, enquanto a olimpíada de maior sucesso foi logo o segundo da história libanesa, em Helsinque, Finlândia, com 1 prata e 1 bronze.

O Líbano já classificou dois atletas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, na França, a atiradora Ray Bassil, para a fossa, com vaga obtida no torneio asiático do  e a atleta do Taekwondo Laetitia Aoun, para a categoria -57kg. Ray conquistou a vaga no torneio asiático de tiro esportivo e Laetitia no qualificatório continental da modalidade. Com possibilidade de classificação, Mahassen Hala, do levantamento de peso -76kg, Sagaipov Caranmob, do judô -90kg, e Aziza Sbaity, dos 200m feminino, podem aumentar a delegação.

Laetitia Aoun com bronze na mão. Foto: LTF

Esportes fortes

Taekwondo: O país é uma força do Líbano, com vários atletas ranqueados no top-100 de suas categorias, a lutadora Laetitia Aoun já está classificada para os jogos, junto a ela, Rahy Ray e Selman Ward buscam posicionamento em suas classes para garantirem suas vagas.

Levantamento de peso: O esporte mais pesado dos jogos destaca Mahassen Hala como despontante pelo Líbano, a atleta foi 9° em Tóquio e busca classificação olímpica.

Atletas

Mahassen Hala (levantamento de pesos): A levantadora é atualmente 12° no ranqueamento feminino até 76kg e buscará melhorar a nona colocação obtida em Tóquio, em 2021. A atleta já conseguiu bons resultados no circuito e será uma boa aposta do Líbano.

Laetitia Aoun (Taekwondo): A lutadora libanesa conquistou a vaga após passar ser uma das duas melhores na categoria até 57kg, como top-12 do mundo, Aoun será uma atleta a ficar de olho nos Jogos Olímpicos de Paris.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar