Últimas Notícias

Parada das Nações - Cazaquistão

Parada das Nações - Cazaquistão



Sigla: KAZ

Medalhas na história: Ouro: 15 | Prata: 25 | Bronze: 39 | Total: 79

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 8 | Total: 8

Primeira Participação olímpica – Atlanta 1996

Maior medalhista olímpico – Olga Rypakova (Salto Triplo), um ouro, uma prata e um bronze



O Cazaquistão fez parte da União Soviética até 1991 e após a dissolução do país, competiu em Barcelona 1992 como parte da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Só a partir de Atlanta 1996 como país independente e comitê olímpico próprio - criado em 1993.


Presente em sete edições olímpicas, o Cazaquistão tem sido presença constante nos pódios olímpicos, com 79 medalhas conquistadas até o momento, com destaque para os esportes de combate como o boxe e o wrestling, responsáveis por mais da metade das láureas conquistadas pelos cazaques.

Olga Rypakova com a bandeira cazaque
Olga Rypakova com a bandeira cazaque/Foto: Comitê Olímpico do Cazaquistão

A melhor participação foi em Sidney 2000, no 22º lugar. Já a edição em que conquistou mais medalhas foi no Rio 2016, com 17 medalhas, sendo duas de ouro, cinco de prata e 10  de bronze. A maior delegação olímpica do Cazaquistão foi de 132 atletas, em Pequim-2008.

Na última olimpíada em Tóquio, o Cazaquistão ganhou oito bronzes, ficando em 83º lugar. Até agora, tem 28 atletas garantidos em nove modalidades em Paris 2024.


Esportes fortes


Boxe – responsável por 24 das 79 medalhas olímpicas cazaques, o boxe do país sempre trouxe ótimos resultados e é um dos carros chefe do país em olimpíadas. O Cazaquistão faturou quatro ouros no último mundial masculino e seus sete boxeadores classificados até o momento devem brigar pelo pódio em Paris.

Wrestling – Outro esporte de combate que o o país é forte, faturando 17 medalhas olímpicas, mas o detalhe é que a grande maioria das medalhas conquistadas são de bronze, 11 no total, e apenas uma de ouro. Até o momento, são dois wrestlers classificados para os Jogos de Paris.


Atletas


Aslanbek Shymbergenov (Boxe) - Campeão mundial na categoria peso médio ligeiro em 2023, Shymbergenov garantiu vaga no Pré-Olímpico Mundial e irá em busca da sua primeira medalha olímpica.

Parada das Nações - Cazaquistão
Rybakina durante o Miami Open/Foto: AP

Elena Rybakina (Tênis) – Um dos grandes nomes do circuito mundial, Rybakina está atualmente no top-10 do ranking mundial da WTA. A cazaque tem um titulo de slam obtido em Wimbledon 2022 e foi 4ª colocada no torneio olímpico de Tóquio 2020

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar