Últimas Notícias

Erica Sena quer fazer um bom resultado no Mundial de Marcha Atlética

Erica Sena quer fazer um bom resultado no Mundial de Marcha Atlética
Foto: Wagner Carmo/CBAt



A pernambucana Érica Sena (EC Pinheiros-SP), recordista brasileira dos 20 km marcha atlética já qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, fará sua estreia na temporada por um bom resultado no Mundial por Equipes de Antalya, na Turquia, neste domingo (21/4). O Brasil participa da competição, que é uma chance de qualificação olímpica, com 14 atletas – seis no feminino e oito no masculino.

A prova feminina será fortíssima com a presença da bicampeã mundial, a peruana Kimberly Garcia, e das duas campeãs da última edição deste evento em Mascate em 2022 – Ma Zhenxia (CHI) e Glenda Morejon (EQU).

"As expectativas são as melhores possíveis. Eu quero tentar fazer uma boa prova no Mundial, um bom resultado nos 20 km. No começo da temporada, quando ia competir em Dundice (Eslováquia), eu tive uma virose e não pude competir. Demorei um pouco para me recuperar, mas depois vim para Portugal e consegui fazer uns treinos bem legais aqui, estou muito motivada para essa competição, espero que saia um bom resultado", disse Érica.

Sobre sua preparação olímpica lembrou que faltam alguns meses para o desafio de Paris - o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto. "Falta pouco, mas minha preparação está indo muito bem e estou muito motivada para competir no meu terceiro Jogos Olímpicos", disse Érica, que tem o apoio do equatoriano Andrés Chocho, seu treinador e marido, e do filho Kylian, que vai fazer dois anos. Ambos seguem com ela para Antalya. "Ele veio comigo, está aqui em Portugal com a gente, vai para o Mundial com a gente, está aqui ajudando a mamãe, dando força."

Érica foi um exemplo para que os direitos das mulheres esportistas prevalecessem na maternidade. Continuou recebendo apoio dos programas de preparação de atletas brasileiros da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Ministério do Esporte e de seu clube Pinheiros durante a gravidez e, na volta às competições, após o nascimento do filho, respondeu qualificando-se para a Olimpíada. Garantiu sua vaga no GP de La Coruña, Espanha, em junho de 2023, com 1:28.53 (a marca fixada pela World Athletics é 1:29.20), quando o filho tinha 11 meses.

Érica tem resultados muito importantes na carreira. Foi sétima na Olimpíada do Rio-2016, quarta colocada nos Mundiais de Londres-2017 e Doha-2019, bronze no Mundial de Marcha de Roma-2016 e tem duas medalhas em Jogos Pan-Americanos: prata em Toronto-2015 e bronze em Lima-2019. Érica, que nasceu em 3 de maio de 1985, em Camaragibe (PE), é recordista brasileira dos 20 km com 1:26.59, marca obtida em Londres, Inglaterra (13/8/2017).


No Mundial de Marcha Atlética por Equipes todas as provas serão disputadas em um percurso circular de 2 km localizado próximo ao Antalya Expo Center. É um percurso largo e plano com bons pontos de virada em ambas as extremidades. A área de largada e chegada fica em frente ao Parque Botânico da Expo 2016 da cidade costeira turca.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar