Últimas Notícias

Azerbaijão conquista a maioria das vagas no Pré-olímpico Europeu de Wrestling

Haji ALIYEV (AZE) no tatame em frente a um estádio lotado em Baku por uma vaga olímpica (Foto: Reprodução / United World Wrestling)
Haji ALIYEV (AZE) no tatame em frente a um estádio lotado em Baku por uma vaga olímpica (Foto: Reprodução / United World Wrestling)

O Azerbaijão conquista a maioria das qualificações no Pré-olímpico Europeu de Wrestling, estabelecendo-se como uma força dominante na competição e garantindo emocionantes vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Entre os destaques está o bicampeão olímpico Haji Aliyev, cuja vitória inspiradora diante de uma plateia vibrante não apenas assegurou sua própria vaga, mas também solidificou a posição do Azerbaijão como líder em cotas olímpicas no estilo livre de wrestling. Com performances impressionantes de outros talentosos lutadores como Aliabbas Rzazade, Turan Bayramov e Osman Nurmagomedov, o Azerbaijão estabeleceu um padrão de excelência neste evento de qualificação, garantindo múltiplas vagas para Paris 2024.

No entanto, outras nações também deixaram sua marca, como a Geórgia, Rússia e Bielorrússia, conquistando vagas valiosas para representar seus países nos Jogos Olímpicos.

Emocionantes vagas para Azerbaijão

O bicampeão olímpico Haji Aliyev, de 32 anos, qualificou o Azerbaijão para as Olimpíadas de Paris com 65kg com uma divertida vitória por 6-4 sobre o campeão europeu Islan Dudaev, da Albania. Os torcedores aplaudiram cada vez que o azerbaijanês marcou no tatame em frente a um estádio lotado por uma vaga olímpica. Os aplausos só ficaram mais altos à medida que ele avançava em direção à vitória. Ao soar o apito final, Aliyev esticou os braços e caiu no tatame na Arena Nacional de Ginástica em Baku.

Desde que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, Aliyev não dominou a categoria de peso até 65kg. Ele terminou em quinto lugar no Campeonato Mundial de 2022 e em oitavo na edição de 2023.

O Azerbaijão estava perdendo a confiança em sua estrela à medida que as Olimpíadas de Paris se aproximavam ainda da qualificação. Aliyev estava sob pressão e seu condicionamento estava sendo questionado. E alguns jovens batiam na porta. Mesmo assim, Aliyev entrou no European OG Qualifier em Baku como favorito. Diante da torcida local e como capitão da equipe Freestyle do Azerbaijão, Aliyev teve que dar seu melhor.

Depois de derrotar Khamzat Arsamerzouev (FRA) e Niurgun Skriabin (AIN), Aliyev enfrentou Dudaev pela qualificação para Paris.

Ele ameaçou vencer Aliyev, vencendo por 3 a 0 no intervalo. Mas Aliyev conseguiu subir em uma perna e marcar uma queda para diminuir a diferença para 3-2. Ele novamente acertou o mesmo golpe e conseguiu uma queda antes de usar a renda para fazer 6-3. Dudaev tentou muito, mas Aliyev foi muito bom na defesa e só desistiu de dar um passo para cima.

O Azerbaijão provavelmente dará a Aliyev a vaga em Paris 2024, a terceira em sua carreira. Aliyev buscará conquistar sua terceira medalha olímpica depois de uma medalha de bronze no Rio 2016 e uma prata em Tóquio 2020.

A vitória de Aliyev foi uma das cinco que o Azerbaijão teve para se tornar o primeiro país a vencer todas as seis cotas olímpicas de estilo livre. Além de Aliyev, Aliabbas Rzazade (AZE), Turan Bayramov (AZE), Osman Nurmagomedov (AZE), Giorgi Meshvildishvili (AZE) ganharam cotas.

Rzazade parecia com pressa para sair do tatame ao abrir o placar contra o ex-campeão europeu Vladimir Egorov (MKD). Ele começou a luta com uma impressionante torção no tornozelo para uma queda nos primeiros cinco segundos da luta e tentou absorver a pressão de Baku andando pelo tatame enquanto Egorov demorava para retornar ao centro.

No segundo período, Rzazade marcou quando Egorov estava no cronômetro de atividade, dando a Rzazade uma vantagem de 4-0. Egorov marcou uma queda e ganhou mais um ponto pela fuga de Rzazade no final, mas o lutador do Azerbaijão venceu por 4 a 3 para conquistar a cota de 57kg.

Giorgi Meshvildishvili (AZE) confirmou a classificação até 125kg após derrotar Alen Khubulov (BUL), por 7-0.

Vaga para a Geórgia

A segunda cota Paris 2024 na categoria 65kg foi conquistada por Goderdzi Dzebisashvili (GEO) que derrotou Maxim Sacultan (MDA), por 2 a 1, na outra semifinal. Os dois lutadores trocaram passividade, mas Sacultan foi colocado no cronômetro de atividades no segundo período, dando a Dzebisashvili o critério de vitória.

Vagas para Rússia e Bielorrussia

O ex-medalhista mundial de bronze Aryan Tsiutryn, da Bielorrússia, derrotou o olímpico de Tóquio Georgi Vangelov, da Bulgária, por 7-3, em uma semifinal unilateral para ganhar a segunda cota de 57kg.

Lutando internacionalmente pela primeira vez desde 2021, o medalhista de bronze olímpico e mundial Artur Naifonov (AIN) confirmou sua vaga em Paris 2024 após uma vitória corajosa por 4 a 0 sobre Vladimeri Gamkrelidze (GEO). Nas quartas de final, Naifonov derrotou o campeão europeu Dauren Kurugliev (GRE) por 2 a 1.

Com 86kg, Nurmagomedov, da Rússia, mostrou suas habilidades ao vencer Vasyl Mykhailov, da Ucrânia, por 4 a 1, e garantir a classificação. Ele também derrotou Ramazan RAMAZANOV (BUL) nas quartas de final.

Em até 125kg, a qualificação foi para Dzianis KHRAMIANKOU (AIN) que derrotou Kamil KOSCIOLEK (POL), por 9-2.

Substituto de última hora, Alikhan Zhabrailov (AIN) ainda conseguiu se classificar depois de derrotar Illia Archaia (UKR), por 11 a 0, para ganhar a cota do Paris 2024.

A segunda vaga com 97kg foi conquistada por Aliaksandr Hushtyn (AIN) após a desistência de seu adversário Radoslaw Baran (POL) devido a uma lesão sofrida nas quartas de final.

Resultados

57kg

SF 1: Aliabbas RZAZADE (AZE) df. Vladimir EGOROV (MKD), 4-3

SF 2: Aryan TSIUTRYN (AIN) df. Georgi VANGELOV (BUL), 7-3


65kg

SF 1: Goderdzi DZEBISASHVILI (GEO) df. Maxim SACULTAN (MDA), 2-1

SF 2: Haji ALIYEV (AZE) df. Islam DUDAEV (ALB), 6-4


74kg

SF 1: Turan BAYRAMOV (AZE) df. Frank CHAMIZO (ITA), 8-8

SF 2: Magomedkhabib KADIMAGOMEDOV (AIN) df. Taimuraz SALKAZANOV (SVK), 3-2


86kg

SF 1: Artur NAIFONOV (AIN) df. Vladimeri GAMKRELIDZE (GEO), 4-0

SF 2: Osman NURMAGOMEDOV (AZE) df. Vasyl MYKHAILOV (Reino Unido), 4-1


97kg

SF 1: Alikhan ZHABRAILOV (AIN) df. Illia ARCHAIA (UKR), 11-0

SF 2: Aliaksandr HUSHTYN (AIN) df. Radoslaw BARAN (POL), via inj. definitivamente.


125kg

SF 1: Dzianis KHRAMIANKOU (AIN) df. Kamil KOSCIOLEK (POL), 9-2

SF 2: Giorgi MESHVILDISHVILI (AZE) df. Alen KHUBULOV (BUL), 7-0


Com texto de United World Wrestling

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar