Últimas Notícias

Pan de Canoagem slalom no Rio de Janeiro define vagas olímpicas para Paris-2024

CBCa/Divulgação

Começa nesta quinta (14) o Campeonato Pan-Americano e Seletiva Continental de Canoagem Slalom e Caiaque Cross de 2024. O evento no Parque radical de Deodoro acontece a distribuição das cotas olímpicas na Canoagem Slalom, o Brasil irá brigar por uma cota masculina no caiaque ou na canoa. Apenas o campeão de cada modalidade se garante em Paris.

O supervisor da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, Denis Terezani, explicou sobre a configuração de prova de um dia ser a classificatória olímpica e outro dia de Pan-Americano. “A classificatória olímpica é categoria única, não haverá divisão por idade (Sênior, Sub-23 e Júnior), só podemos inscrever atletas elegíveis para concorrer à vaga, então teremos um seleto grupo de atletas das Américas participando na quinta-feira”.

Já na sexta-feira acontece o Pan-Americano, com divisão de categorias - Junior, Sub-23 e Sênior, em duas modalidades -Canoa e Caiaque. No sábado e domingo (16 e 17), acontecem as competições do Caiaque Cross, com as categorias Junior e Sênior, provas validas pelo Pan-Americano.

Vale lembrar que o mesmo país não pode ser elegível em duas categorias no mesmo gênero.  “Essa regra é um critério colocado pela ICF, pode apenas um atleta de cada gênero por país pela cota continental. Se o Brasil vencer no Caiaque e na Canoa masculina, automaticamente a vaga será destinada à canoa”, explicou Denis.

Porém, em relação ao Brasil, existe ainda os critérios internos da Confederação Brasileira que são baseadas nos critérios colocados pela Federação Internacional, “Temos que analisar qual atleta estará mais bem preparado para participar dos Jogos Olímpicos, portanto, após reunião com toda a Comissão Técnica, foi estabelecido critério percentual entre a Canoa e o Caiaque. Caso o Brasil tenha vencedores no caiaque e na canoa, a canoa precisa estar a 11% do caiaque para se classificar para os Jogos Olímpicos, assim, só saberemos qual será a vaga conquistada após a última descida do caiaque”.

O Brasil já conquistou ambas as vagas no feminino, canoa e caiaque, com a Ana Sátila e Omira Estácia, (Omira mesmo conquistando a vaga, Ana Sátila garantiu a ida também no K1 por causa do seu melhor desempenho na categoria no Mundial em 2023)


TRANSMISSÃO AO VIVO

Nos dias de provas da Canoagem Slalom, quinta-feira (14) e sexta-feira (15), haverá transmissão ao vivo pelo Canal oficial da Confederação Brasileira de Canoagem no YouTube (www.youtube.com/canoagembrasileira). Já no sábado e domingo, as provas de Caiaque extremo serão transmistidas no Sportv e na Globo (só no domingo, durante o esporte espetacular)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar