Últimas Notícias

Por vaga em Paris, Laura Amaro e Amanda Schott disputam Pan de Levantamento de Pesos

Laura Amaro segue na busca por uma vaga em Paris 2024. - Foto: Marina Ziehe/COB arquivo

 

Está sendo realizado em Caracas, na Venezuela, o Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos 2024. A competição que termina na quarta-feira (28) é a penúltima chance para os atletas da modalidade, no continente americano, somarem pontos visando os Jogos Olímpicos Paris 2024. As brasileiras Laura Amaro e Amanda Schott estão nesta disputa.

 

Outro brasileiro na competição é Marco Túlio Gregório, vice-campeão da última edição  na Argentina. Marco não deve conseguir vaga na próxima olímpiada mas costuma ter bom desempenho nas competições continentais e é uma presença importante na equipe.

 

O Campeonato Pan-Americano é requisito obrigatório para os atletas que sonham com a vaga olímpica, sendo o penúltimo evento válido para o Ranking de Classificação Olímpico (RCO) da Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF, em inglês). O último evento será a Copa do Mundo em Phuket, na Tailândia, entre 31 de março e 11 de abril.

 

Sendo assim, as atenções brasileiras estarão voltadas para a participação de Laura Amaro e Amanda Schott. Um bom desempenho em cima de concorrentes diretos pode melhorar a posição no ranking na reta final do período de classificação. Em Paris 2024, serão 12 atletas em cada categoria e desse total, 10 vagas serão distribuídas aos dez primeiros colocados do ranking Olímpico, em cima do desempenho nas competições válidas até 28 de abril de 2024.

 

Tanto Amanda, na categoria 71kg, quanto Laura, na categoria 81kg, estão no limite da zona de classificação no ranking, respectivamente na 10ª e 11ª posições em suas categorias. A questão é que algumas das principais rivais das brasileiras são justamente do continente americano e um bom resultado das brasileiras pode encaminhar a vaga para Paris.

 

Amanda Schott (10ª no ranking), terá uma disputa direta com a colombiana Mari Sanchez Perinan (7ª) e a venezuelana Laura Peinado Mejias (15ª), enquanto Laura Amaro (11ª no ranking) tem na sua categoria a disputa com a dominicana Yudelina Mejia Peguero (8ª), a norte-americana Martha Rogers (9ª) e a venezuelana Dayana Chirinos Leon (12ª).

 

Confira quando será a participação da equipe brasileira:

 

Terça-feira, 27 de fevereiro

14:00 – 71kg feminino (participação de Amanda Schott)

19:30 – 81kg feminino (participação de Laura Amaro)

 

Quarta-feira, 28 de fevereiro

11:00 – 102kg masculino (participação de Marco Túlio Gregório)


 

As provas das brasileiras serão transmitidas ao vivo pelo canal do Comitê Olímpico do Brasil no YouTube (https://www.youtube.com/@TimeBrasil) e todo o Campeonato Pan-Americano no streaming da PanAm Sports (https://www.panamsportschannel.org/main).


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar