Últimas Notícias

Parada das Nações - Djibuti




Sigla: DJI

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 1

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Los Angeles 1984

Maior medalhista olímpico:  Ahmed Salah (Atletismo), um bronze


Localizado no Nordeste da África, o Djibuti estreou em Jogos Olímpicos na edição de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984 e desde então só ficou de fora em Atenas-2004. Apesar de ter inscrito quatro atletas para a ocasião, sendo dois no tênis e dois no atletismo, por razões ainda desconhecidas, nenhum dos competidores participou dos Jogos. A primeira - e até o momento única - medalha olímpica do país ocorreu em Seul-1988, com um bronze de Ahmed Salah na maratona masculina.

Único medalhista da história de Djibuti é Ahmed Salah (foto: Comitê olímpico de Djibuti)

Foi em Barcelona-1992 que o país levou sua maior delegação, com oito atletas em três esportes diferentes, sendo cinco no atletismo, dois no judô e um na vela. Além desses três esportes, Djibuti já competiu com atletas na natação e no tênis de mesa. A primeira atleta feminina foi Roda Ali Wais em Sydney-2000. Ela é também a atleta mais jovem a disputar uma olimpíada pelo país.

PARADA DAS NAÇÕES - DINAMARCA

No Rio 2016 por muito pouco Djibuti não conseguiu uma medalha de bronze. Ayanleh Souleiman terminou em quarto lugar nos 1.500m masculino e quase entrou para a seleta lista de medalhistas olímpicos do país.

Em Tóquio, Djibuti enviou quatro atletas e até o momento, apenas um atleta do país está garantido em Paris.


Esportes Fortes

Atletismo – Djibuti possui alguma tradição nas provas de média e longa distância. Sua localização entre Somália, Eritreia e Etiópia e seu clima muito quente, por vezes desértico, cria boas condições para testar a resistência de qualquer atleta.


Atletas

Mohamed Ismail (Atletismo) - No último Campeonato Mundial de Atletismo, realizado em agosto de 2023, ele ficou em 11º nos 5.000m masculinos. Possui três vitórias e quatro vices na carreira em provas de 1.500m, 3.000m com obstáculos e 5.000m.


Hassan é o único de Djibuti que tem vaga para a olimpíada (foto: Kyodo news)

Ibrahim Hassan (Atletismo) - O djibutiano tem a vitória na Maratona Beppu-Oita Mainichi, no Japão, como o melhor resultado na carreira. Tal feito foi realizado no dia 5 de fevereiro de 2023. Ele já está classificado para os Jogos de Paris 2024.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar