Últimas Notícias

Laura Amaro e Amanda Schott sobem no pódio do Pan-americano de Levantamento de Pesos

Laura Amaro está no Top 5 da categoria até 81kg. Foto de Arquivo: Miriam Jeske


No primeiro dia de participação brasileira no Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos 2024, Laura Amaro e Amanda Schott subiram ao pódio da competição, com destaque para Laura que garantiu três medalhas de bronze e pontos valiosos para o ranking olímpico. O Brasil fechará sua participação amanhã (28) com Marco Túlio Gregório, ele é o atual vice-campeão de sua categoria.

 

A competição que termina nesta quarta-feira é a penúltima chance para os atletas da modalidade, no continente americano, somarem pontos para o Ranking de Classificação Olímpico (RCO) da Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF, em inglês), visando os Jogos Olímpicos Paris 2024.  O último evento será a Copa do Mundo em Phuket, na Tailândia, entre 31 de março e 11 de abril.

 

Amanda Schott, na categoria 71kg, foi a primeira brasileira a competir. Amanda fez boa prova no arranco, levantando 105kg e assegurando a medalha de bronze, ficando atrás da equatoriana Angie Palacios e da cubana Yeniuska Mirabal, que não são adversárias na disputa pela vaga olímpica. No entanto, no arremesso, a brasileira não obteve sucesso em duas tentativas, acabou sentido uma lesão e abandonou a disputa antes da terceira tentativa.

 

Schott ainda viu a colombiana Mari Sanchez Perinan, uma adversária direta pela vaga, alcançar a segunda colocação geral da disputa. Angie Palácios foi a grande campeã, conquistando três ouros. A brasileira precisará de um bom resultado na Copa do Mundo em Phuket para ainda buscar uma vaga em Paris entre os 10 melhores do ranking, ou aguardar as realocações de vagas por países.

 

No início da noite foi a vez de Laura Amaro competir na categoria 81kg. Laura conquistou três medalhas de bronze: no arranco, no arremesso e no geral. A brasileira somou assim pontos importantes para o ranqueamento olímpico e se colocou de vez na rota da vaga para Paris 2024.

 

Na prova do arranco, Laura Amaro levantou 108kg, somados aos 135kg no arremesso e chegou a 243kg no total, assegurando a brasileira na terceira posição três vezes no Campeonato Pan-americano. Na classificação geral, Neisi Dajomes foi a medalhista de ouro e Yudelina Peguero, que está na disputa pela vaga com a brasileira, foi a medalhista de prata.

 

O último brasileiro a competir em Caracas é Marco Túlio Gregório, vice-campeão da última edição  na Argentina. Marco disputa na categoria 102kg amanhã (28) às 11h e não deve conseguir vaga na próxima olimpíada, no entanto, costuma ter bom desempenho nas competições continentais e é uma presença importante na equipe brasileira.

 

As provas das brasileiras serão transmitidas ao vivo pelo canal do Comitê Olímpico do Brasil no YouTube (https://www.youtube.com/@TimeBrasil) e todo o Campeonato Pan-Americano no streaming da PanAm Sports (https://www.panamsportschannel.org/main).


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar