![]() |
Foto: Divulgação/COB |
O COB (Comitê Olímpico do Brasil) anunciou nesta quarta (28), que elegeu mais quatro nomes para o Hall da Fama da entidade. São eles: Daiane dos Santos, Gustavo Kuerten, Afrânio Costa (tiro esportivo) e Edinanci Silva (judô).
Lançado em 2018, o Hall da Fama já tem 35 nomes, entre eles Vanderlei Cordeiro de Lima, Torben Grael, Yane Marques e a dupla do vôlei de praia Sandra Pires e Jaqueline Silva. Quem é agraciado com a honraria tem seus pés ou mãos eternizadas no Centro de Treinamento do COB.
Afrânio foi o primeiro medalhista brasileiro, em Antuérpia-1920, conquistando a medalha de prata na prova da pistola livre e depois ainda levou o bronze por equipes, superando o roubo de materiais sofrido pela delegação brasileira. Além disso, ele foi advogado e dirigente do Fluminense, ajudando a construir o primeiro estande do clube, onde o Brasil se preparou para os Jogos. O atleta morreu em 1979 e por isso, um familiar receberá a homenagem.
Edinanci nunca ganhou uma medalha olímpica, mas foi a primeira mulher brasileira a competir em quatro Jogos Olímpicos, participando desde Atlanta-1996 a Pequim-2008. Além disso ela é bicampeã pan-americana (Santo Domingo-2003 e Rio-2007) e bronze nos Mundiais de 1997 e 2003.
Daiane dos Santos dispensa apresentações. Criadora de dois movimentos da ginástica, o Dos Santos I (duplo twist carpado) e o Dos Santos II (duplo twist esticado), a gaúcha foi a primeira brasileira campeã mundial na ginástica artística no ano de 2003 e soma duas pratas e três bronzes em Jogos Pan-Americanos. Ela foi a grande inspiração para diversas ginastas no mundo inteiro, entre elas, Rebeca Andrade.
Essa será mais uma honraria dada pelo COB a Daiane. Em 2023, ela recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, dado a atletas que tiveram sua carreira marcada pela eficiência técnica e física, esportividade, ética, companheirismo, respeito ao próximo e espírito coletivo.
Tricampeão de Roland Garros e primeiro atleta da América do Sul a liderar o ranking da ATP, Gustavo Kuerten fecha a lista sendo dono de 28 títulos, 20 no simples e 8 nas duplas. Ele já faz parte de outro Hall da Fama, o do tênis e somou 43 semanas na liderança do ranking.
A cerimônia de oficialização da entrada deles no Hall ainda será marcada. Além da exposição do molde de seus pés ou mãos, eles terão uma página exclusiva no Hall da Fama digital com histórias, vídeos, fotos e espaço para o fã deixar um recado para o homenageado.
0 Comentários