Últimas Notícias

CBB protesta na FIBA por um ponto a mais dado para a Austrália durante jogo

FIBA/Divulgação


A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) emitiu nota nesta sexta (9) afirmando que protestou na Federação internacional de Basquete (FIBA) contra uma falha na pontuação do jogo entre Brasil e Austrália, na estreia do pré-olímpico de basquete feminino em Belém.

O Brasil vencia o jogo por 52 a 49, com pouco mais de seis minutos para o fim. A Austrália diminuiu para 52 a 51, em bola de dois pontos. Na sequência, a Seleção cometeu falta de ataque e na posse seguinte, a Austrália colocou mais uma bola de dois pontos com Bec Allen, o que deixaria o placar em 52 a 53. Na súmula e no placar do ginásio, exposto para todas as atletas e público, foi exibido 52 a 54 para as australianas.

momento em que é marcado erroneamente três pontos ao invés de dois para Bec Allen (reprodução)


Apesar da reclamar do Brasil na hora, o placar não foi revisado e este ponto extra permaneceu até o fim do jogo, que terminou com vitória australiana por 60 a 55. Segundo a nota, a diretoria da CBB foi até a mesa para fazer o protesto e pedir a retirada deste ponto extra, o que não aconteceu.

"O erro pode não ter mudado o placar final do duelo, mas é límpido que alterou a dinâmica dos minutos finais do jogo, mexeu psicologicamente com a equipe e, diante de uma competição tão forte, organizada e importante, valendo vaga olímpica em Paris 2024, não poderia de fato nenhum ocorrer, pois na disputa também por saldo, qualquer ponto faz a diferença. 

Protestamos junto à FIBA, acionamos o departamento jurídico da CBB para tomar as medidas cabíveis e esperamos uma resposta à altura da entidade maior do basquete mundial." Disse a CBB em nota


Confira abaixo o lance que é dado um ponto a mais para a Austrália:



Confira abaixo a nota completa

Belém, 8 de fevereiro de 2024

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lamenta e repudia o erro de direito ocorrido na primeira rodada do Pré-Olímpico feminino de basquete FIBA, durante o confronto entre Brasil e Austrália, no Ginásio Mangueirinho, em Belém do Pará.

O Brasil vencia o jogo por 52 a 49, com pouco mais de seis minutos para o fim. A Austrália diminuiu para 52 a 51, em bola de dois pontos. Na sequência do duelo, a Seleção cometeu falta de ataque e na posse seguinte, a Austrália colocou mais uma bola de dois pontos, o que deixaria o placar em 52 a 53. Na súmula e no placar do ginásio, exposto para todas as atletas e público, foi exibido 52 a 54 para as australianas.

O Banco do Brasil reclamou. A torcida presente também percebeu o erro. Na transmissão da ESPN, no Brasil, narrador e comentarista também citaram o erro, que não foi corrigido em momento algum.

Ao fim do jogo, a diretoria da CBB foi até a mesa para fazer o protesto, solicitando no mínimo a alteração do ponto, o que não ocorreu por parte da mesa, sendo mantido o placar final em 60 a 55.

O erro pode não ter mudado o placar final do duelo, mas é límpido que alterou a dinâmica dos minutos finais do jogo, mexeu psicologicamente com a equipe e, diante de uma competição tão forte, organizada e importante, valendo vaga olímpica em Paris 2024, não poderia de fato nenhum ocorrer, pois na disputa também por saldo, qualquer ponto faz a diferença. 

Protestamos junto à FIBA, acionamos o departamento jurídico da CBB para tomar as medidas cabíveis e esperamos uma resposta à altura da entidade maior do basquete mundial.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar