![]() |
FIBA/Divulgação |
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) emitiu nota nesta sexta (9) afirmando que protestou na Federação internacional de Basquete (FIBA) contra uma falha na pontuação do jogo entre Brasil e Austrália, na estreia do pré-olímpico de basquete feminino em Belém.
O Brasil vencia o jogo por 52 a 49, com pouco mais de seis minutos para o fim. A Austrália diminuiu para 52 a 51, em bola de dois pontos. Na sequência, a Seleção cometeu falta de ataque e na posse seguinte, a Austrália colocou mais uma bola de dois pontos com Bec Allen, o que deixaria o placar em 52 a 53. Na súmula e no placar do ginásio, exposto para todas as atletas e público, foi exibido 52 a 54 para as australianas.
![]() |
momento em que é marcado erroneamente três pontos ao invés de dois para Bec Allen (reprodução) |
Apesar da reclamar do Brasil na hora, o placar não foi revisado e este ponto extra permaneceu até o fim do jogo, que terminou com vitória australiana por 60 a 55. Segundo a nota, a diretoria da CBB foi até a mesa para fazer o protesto e pedir a retirada deste ponto extra, o que não aconteceu.
"O erro pode não ter mudado o placar final do duelo, mas é límpido que alterou a dinâmica dos minutos finais do jogo, mexeu psicologicamente com a equipe e, diante de uma competição tão forte, organizada e importante, valendo vaga olímpica em Paris 2024, não poderia de fato nenhum ocorrer, pois na disputa também por saldo, qualquer ponto faz a diferença.
Protestamos junto à FIBA, acionamos o departamento jurídico da CBB para tomar as medidas cabíveis e esperamos uma resposta à altura da entidade maior do basquete mundial." Disse a CBB em nota
Confira abaixo o lance que é dado um ponto a mais para a Austrália:
Reveja o lance em que a australiana mata bola de dois pontos, o árbitro assinala os dois pontos e a mesa e o placar marcam 3pts. Erro seguiu até o fim e inclusive na súmula. pic.twitter.com/O25gPnr0lY
— Basquete Brasil - CBB (@basquetebrasil) February 9, 2024
Confira abaixo a nota completa
Belém, 8 de fevereiro de 2024
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lamenta e repudia o erro de direito ocorrido na primeira rodada do Pré-Olímpico feminino de basquete FIBA, durante o confronto entre Brasil e Austrália, no Ginásio Mangueirinho, em Belém do Pará.
O Brasil vencia o jogo por 52 a 49, com pouco mais de seis minutos para o fim. A Austrália diminuiu para 52 a 51, em bola de dois pontos. Na sequência do duelo, a Seleção cometeu falta de ataque e na posse seguinte, a Austrália colocou mais uma bola de dois pontos, o que deixaria o placar em 52 a 53. Na súmula e no placar do ginásio, exposto para todas as atletas e público, foi exibido 52 a 54 para as australianas.
O Banco do Brasil reclamou. A torcida presente também percebeu o erro. Na transmissão da ESPN, no Brasil, narrador e comentarista também citaram o erro, que não foi corrigido em momento algum.
Ao fim do jogo, a diretoria da CBB foi até a mesa para fazer o protesto, solicitando no mínimo a alteração do ponto, o que não ocorreu por parte da mesa, sendo mantido o placar final em 60 a 55.
O erro pode não ter mudado o placar final do duelo, mas é límpido que alterou a dinâmica dos minutos finais do jogo, mexeu psicologicamente com a equipe e, diante de uma competição tão forte, organizada e importante, valendo vaga olímpica em Paris 2024, não poderia de fato nenhum ocorrer, pois na disputa também por saldo, qualquer ponto faz a diferença.
Protestamos junto à FIBA, acionamos o departamento jurídico da CBB para tomar as medidas cabíveis e esperamos uma resposta à altura da entidade maior do basquete mundial.
0 Comentários