Últimas Notícias

World Surf League anuncia o calendário do Challenger Series 2024; Saquarema é mantida

World Surf League anuncia o calendário do Challenger Series 2024; Saquarema é mantida
Calendário repetirá ordem e locais de 2023. Arte: WSL

A World Surf League está divulgando hoje o calendário do Challenger Series 2024, o campo de batalha para os surfistas lutarem por vagas na elite do Championship Tour (CT). Serão seis etapas disputadas entre os meses de abril e outubro, quando o Saquarema Pro fechará a lista dos 10 homens e 5 mulheres classificados para o CT 2025 pelo segundo ano consecutivo. A temporada começa na Austrália e passa pela África do Sul, Estados Unidos, Portugal, até chegar no Brasil, para encerrar a disputa pelas vagas nos dias 12 a 20 de outubro na Praia de Itaúna, o Maracanã do Surfe na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Assim como neste ano, o calendário do Challenger Series 2024 será iniciado com duas etapas seguidas na Austrália, logo após o corte da elite do meio da temporada do CT em Margaret River. A abertura do circuito de acesso será novamente com duas etapas seguidas na Austrália, a primeira em Snapper Rocks, na Gold Coast, com a segunda em North Narrabeen, em Sidney.

A batalha prossegue em julho em Ballito na África do Sul e na sequência tem o US Open de Surfe na Califórnia no início de agosto. Depois, Portugal recebe a penúltima etapa em setembro e o Saquarema Pro fecha a lista dos 15 surfistas que completarão a elite do CT em 2025. Serão computados no ranking, apenas os 4 melhores resultados conquistados nas seis 6 etapas.

CALENDÁRIO DO WSL CHALLENGER SERIES 2024:

1.a- Abr 27-04 Mai - Snapper Rocks, Gold Coast, Queensland - Austrália
2.a- Mai 09-16 - North Narrabeen, Sidney, New South Wales - Austrália
3.a- Jul 01-08 - Willard Beach, Ballito, KwaZulu-Natal - África do Sul
4.a- Ago 03-11 - Huntington Beach, Orange County, Califórnia - Estados Unidos
5.a- Set 29-06 Out - Ribeira D´Ilhas, Ericeira - Portugal
6.a- Out 12-20 - Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro - Brasil


Assim como o calendário, o número de participantes em cada etapa continuará o mesmo de 2023, com 80 surfistas na categoria masculina e 48 na feminina. Além disso, os tops do CT que passaram pelo corte da elite, não terão obrigação de competir no Challenger Series, mas podem se candidatar a receber convites (wildcards) se desejarem participar de alguma etapa. Por outro lado, os que não conseguirem ficar entre os top-22 no ranking das cinco primeiras etapas do CT 2024, nem entre as top-10, estarão automaticamente qualificados para tentar recuperar suas vagas em todas as etapas do Challenger Series.
 
“Já estamos há 3 anos utilizando esse formato do Challenger Series e é muito bom ver esta competição solidificando seu lugar na estrutura de circuitos da WSL”, disse Jessi Miley-Dyer, Chefe de Esportes da World Surf League. “48 surfistas conquistaram suas vagas no Championship Tour com suas participações no Challenger Series desde 2021 e a temporada de 2024 verá mais 15 se juntarem a divisão de elite do surfe mundial”.

O Challenger Series é a segunda competição mais importante nos três níveis da estrutura de circuitos da WSL e o único caminho para se chegar na elite do CT. Em cada uma das seis etapas, serão 80 homens e 48 mulheres competindo, conforme relação abaixo:

- 12 homens e 7 mulheres do CT 2024 que não passaram pelo corte do meio da temporada
- 10 homens e 5 mulheres que ficaram entre a 11.a e 20.a colocações do ranking masculino e entre a 6.a e 10.a do feminino
- 3 homens e 2 mulheres do CT 2023 que não se requalificaram para o CT e nem para o Challenger Series 
- 49 homens e 30 mulheres indicados pelos rankings regionais dos sete escritórios da WSL (América do Sul, América do Norte, Havaí/Tahiti, Europa, Austrália/Oceania, Ásia e África)
- o campeão e a campeã mundial Junior de 2023
- 5 homens e 3 mulheres convidados (wildcards) por cada etapa

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar