O prefeito de Brisbane, Adrian Schrinner, disse no domingo (03) que renunciará ao cargo de responsável pela entrega de infraestrutura para as Olimpíadas de 2032 na cidade australiana, criticando os planos de reconstruir seu famoso campo de críquete, Gabba, para os jogos olímpicos.
“Vou renunciar imediatamente ao Fórum Intergovernamental de Líderes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Brisbane 2032”, disse Schrinner em comunicado. “Não vou mais seguir a linha e apoiar o atual plano para o Gabba do Governo do Estado.”
O governo de Queensland prometeu reconstruir o estádio por A$ 2,7 bilhões (US$ 1,8 bilhão) para os jogos. O estado já possui 80% das instalações necessárias para os jogos, e a infraestrutura deverá permanecer útil por muito tempo após o evento.
A renúncia de Schrinner acontece após surgirem preocupações de que a reconstrução do Gabba – um campo desportivo com 128 anos que tradicionalmente acolhe o primeiro teste de críquete de cada verão australiano – possa ultrapassar o orçamento e acabar com a pegada de carbono dos Jogos Olímpicos.
O prefeito de Brisbane disse ainda que o fórum, que inclui os governos federal e de Queensland, os prefeitos e o chefe do comitê organizador dos jogos, era uma "farsa disfuncional", com "decisões reais" tomadas pelo governo estadual.
Um porta-voz do governo de Queensland disse que era difícil entender como Schrinner poderia "deixar de ser enfaticamente a favor de algo em um dia para ser enfaticamente contra no dia seguinte".
Brisbane se tornará a terceira cidade australiana a sediar os Jogos Olímpicos de verão, depois de Melbourne em 1956 e Sydney em 2000.
0 Comentários