Últimas Notícias

Festival Transforma encerra temporada 2023 com atividades em Santos e São Paulo

Festival Transforma encerra temporada 2023 com atividades em Santos e São Paulo
Foto: Flavio Hopp/COB



O Festival Transforma, ação do Programa de Educação Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil (Transforma), despede-se de 2023 com duas paradas importantes no Estado de São Paulo. As cidades de Santos e a capital paulista recebem no fim de novembro e início de dezembro as atividades do programa, que promove os valores olímpicos para crianças e adolescentes da rede de ensino público de todo do Brasil. Mais de 2.500 alunos de Santos e São Paulo serão impactados pelas ações do Transforma neste fim de ano.

As atividades já começaram no último dia 22 de novembro com a vivência e experimentação de modalidades olímpicas na Escola Municipal Padre Leonardo Nunes, de Santos. Além dela, a Escola Municipal Judoca Ricardo Sampaio, também do litoral paulista, recebe as ações do Transforma no dia 24 de novembro. As duas ações são em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santos (SP). Já entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro será a vez do SESC Itaquera, em São Paulo, sediar o evento, que vai receber estudantes de 13 unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, parceira do Festival.

“O Festival Transforma é uma importante ferramenta socioeducativa que o COB promove para os estudantes de escolas públicas de todo o Brasil. Estimular a conexão com o movimento olímpico é reforçar valores importantes na formação do cidadão, como respeito, amizade, união, além de promover o incentivo à prática esportiva, totalmente ligada à saúde. É com muita alegria que caminhamos para o encerramento da temporada 2023 do Festival impactando os jovens de Santos e São Paulo”, ressaltou Carolina Araujo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil.

O principal objetivo do Transforma é o de levar a temática olímpica para a escola e trabalhar de forma multidisciplinar esses conceitos com os alunos em consonância com as competências gerais da Base Comum Curricular (BNCC). Para isso, o Festival leva aos estudantes apresentações e clínicas de modalidades esportivas olímpicas, além de teatro com a história dos Jogos e do Movimento Olímpico, que conta com a presença da mascote do Time Brasil, o Ginga. Em Santos, as clínicas esportivas aplicadas são de taekwondo, esgrima, boxe e skate, enquanto em São Paulo a apresentação será das modalidades skate, boxe, basquete, tênis de mesa, taekwondo, esgrima e breaking.

Ao todo, mais de 50.000 crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio já foram impactados pelas ações do Festival Transforma. Em 2023, o evento foi realizado também no Centro Educacional Rose Dalmaso, em Teresópolis (RJ), e na escola Martin Luther King, no Rio de Janeiro.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar