A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei voltou às quadras nesta quarta-feira (01). O Brasil encarou a seleção cubana para definir o primeiro colocado do Grupo A e em um jogaço de cinco sets, abriu 2-0 permitiu o empate e no tie-break confirmou a vitória por 3 sets a 2, conquistando a vaga direta na semifinal dos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023.
O técnico do Brasil nos Jogos Pan-americanos de Santiago é Giuliano Ribas, conhecido como Juba. A equipe escalada para encarar o duelo decisivo contra Cuba seguiu a receita vitoriosa das partidas anteriores, com atletas que estiveram no Pré-Olímpico e destaques da última Superliga. O Brasil iniciou a partida com o levantador Matheus Brasília, o oposto Darlan, o líbero Maique, os ponteiros Adriano e Honorato, além dos centrais Judson e Otávio.
A partida marcou um duelo de grandes sacadores, de um lado o brasileiro Darlan e do outro o cubano López. No entanto, no primeiro set, nenhum dos dois conseguiu encaixar os pontos de saque e o jogo seguiu equilibrado até o final, quando o Brasil abriu quatro pontos de vantagem e mesmo com a reação de Cuba, os brasileiros fecharam a parcial em 25-23.
A vitória no set anterior deu confiança para os brasileiros que passaram a forçar ainda mais o saque e logo no início do segundo set já abriu uma vantagem de 5 pontos. A partir daí, os brasileiros administraram a frente do do placar e ainda ampliaram no final do set, fechando a etapa com a grande vantagem de 25-16, já assegurando a vantagem de 2-0 para o Brasil.
Com a vantagem na partida, os brasileiros deram uma aliviada e os cubanos voltaram com tudo para o terceiro set, forçando ainda mais o saque e abrindo seis pontos de vantagem na metade da parcial. O técnico Juba fez mudanças na equipe, no entanto, o Brasil não conseguiu equilibrar as ações, assim Cuba fechou o set em 25-18 e diminuiu para 2-1 a diferença no jogo.
No quarto set, o Brasil até voltou melhor, com as equipes trocando pontos e se alternando na frente do placar até o final da parcial, quando os cubanos conseguiram abrir a vantagem mínima e fecharam o set em 27-25, com um ace de López, levando assim a partida para o tie-break.
No quinto e decisivo set, Cuba chegou a ter a vantagem do 11 a 8 na parcial, e ainda teve o match point na partida, no entanto, os brasileiros mostraram cabeça no lugar e com uma reação incrível viraram o set e venceram por 18-16, fechando a emocionante partida em 3 sets a 2 e assegurando a liderança do Grupo A.
O oposto Darlan, maior pontuador da partida com 28 pontos, falou após a partida sobre a importância da classificação direta para a semifinal: “Esse dia de Descanso é muito importante, poder chegar no próximo jogo um pouco mais relaxado, invés de ter aquela correria toda de um jogo atrás do outro. Foi o primeiro teste, acho que o brasileiro tem que cuidar bem do coração, que a partir de agora vai ser só jogo difícil, jogo pegado, mas dando tudo de si.”
O ponteiro Honorato também falou após a partida e destacou a dificuldade do jogo contra Cuba: “Ah, difícil, a gente começou muito bem, virada de bola, o passe estava sempre na mão facilitando a distribuição de bola e o bloqueio deles estava um pouco perdido. Do terceiro para o final nossa linha de passe começou a oscilar um pouco e nossa virada de bola, consequentemente, não ficou tão boa.”
A competição divide as oito equipes participantes em dois grupos (A e B). O Brasil se classificou em primeiro no Grupo A e seguiu direto para as semifinais, enquanto Cuba se classificou para as quartas de final. Mais tarde, México e Colômbia se enfrentam pela última vaga do grupo. No Grupo B, Argentina e Chile já estão classificados se encaram pela vaga direta na semifinal, enquanto Porto Rico e República Dominicana se enfrentam pela última vaga do grupo.
No Pan, os líderes de cada grupo avançam diretamente para a semifinal, enquanto os segundos e terceiros colocados se enfrentam nas quartas de final. O Brasil volta às quadras somente na sexta-feira (03) para disputar aa semifinal da competição. A decisão pela medalha de ouro será no sábado (04).
0 Comentários