![]() |
Foto: Gaspar Nobrega/COB |
A quarta-feira (18) foi de ambientação aos locais de competição para três modalidades que agitarão nos próximos dias a agenda dos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023. Atletas de badminton, natação e levantamento de peso reforçaram a preparação para o evento e realizaram os ajustes finais antes da estreia.
Atual campeão do Pan e maior nome da história do badminton brasileiro, o carioca Ygor Coelho, de 26 anos, gostou da estrutura e se mostrou motivado para ampliar a galeria de conquistas. Cada detalhe na véspera conta, ainda mais diante do aumento no nível da modalidade em âmbito continental.
"A minha expectativa é de ganhar uma medalha. Estou defendendo o título e não aceito menos do que uma medalha. E, principalmente, a de ouro. Eu acho que meus adversários estão melhores, também. O Kevin, da Guatemala, chegou na semifinal dos Jogos Olímpicos, vem jogando um badminton brilhante nesses últimos anos e tem também o Brian Yang, do Canadá, contra quem joguei a final de Lima 2019. Ele é o número 27 do mundo e tem ganhado de asiáticos muito importantes no circuito", avaliou o atleta, que busca contribuir com sua experiência para a nova geração.
"Com certeza eu os inspirei. Eles me viram jogar antes porque eles eram juvenis. Eu coloquei o sarrafo lá em cima. Então, se eles quiserem brilhar, eles têm que lutar pela medalha também. Essa geração eu tenho certeza que é a melhor que a gente teve no badminton", comemora Ygor.
SURTE+: GUIA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS
Estreante no Pan, a piauiense Juliana Viana é uma que busca absorver lições de um evento desta magnitude. Aos 19 anos, ela conta que se encantou ao ver a ginasta campeã mundial Rebeca Andrade na Vila. Agora, ela quer aproveitar a oportunidade para se desenvolver em nível internacional.
"Tenho em mente o pódio. Não sei como vou lidar com a pressão, porque é tudo muito novo. Mas sei que vou fazer o meu melhor e temos uma ótima equipe por trás, muito unida, com todo o apoio necessário, seja psicológico, fisioterapia e tudo mais", disse Juliana.
Campeão dos 1.500m livre no Pan de Lima 2019 e um dos principais nomes da natação brasileira na atualidade, Guilherme Costa está confirmado em quatro provas no Pan: 400m, 800m, 1.500m e 4x200m livres. O paulista teve boas impressões do Centro Aquático do Estádio Nacional.
A rotina de treinamentos do nadador passou por ajustes importantes após a disputa do Mundial de Esportes Aquáticos deste ano. Na ocasião, Cachorrão, como é conhecido, participou de três finais, e terminou em quarto lugar nos 400m livre, em sétimo nos 800m e em oitavo no revezamento.
0 Comentários